Livro - Fauna da Floresta Nacional de Carajás


O conhecimento é o ponto de partida para conservação da biodiversidade. Conhecer a vida que habita a Floresta Nacional de Carajás, em todas as suas formas e relações, é aproximar o bioma amazônico, peculiar desta região ao Sul do Pará, de um Brasil que não o conhece e que precisa despertar para a necessidade de sua conservação.

Neste sentido, é com grande satisfação que apresento esta publicação. Trata-se de um valioso inventário sobre os vertebrados terrestres que vivem na Floresta Nacional de Carajás, parte significativa de um conjunto de variados ecossistemas que formam o bioma amazônico. 


Antes mesmo de sustentabilidade tornar-se uma palavra de ordem, a Floresta Nacional de Carajás já era exemplo de conciliação entre a produção econômica e a conservação da biodiversidade. Com cerca de 410 mil hectares, a área é uma das cinco unidades de conservação que compõem o Mosaico de Carajás. 

A Floresta Nacional é uma unidade de conservação de uso sustentável, onde estão previstos a coleta e o uso de seus recursos naturais. Essas intervenções devem necessariamente ser realizadas com o menor impacto possível, e medidas mitigadoras e compensatórias devem ser adotadas não apenas para reduzir o impacto, mas também para promover a recuperação ou restauração das áreas afetadas. Para esse fim, programas de pesquisa e de conservação específicos são fundamentais, programas esses que por vezes motivam ações voluntárias dos empreendedores que atuam na região. Um bom exemplo é este projeto, que teve na Vale uma grande parceira. 

O mérito maior desta publicação foi reunir e ordenar, pela primeira vez, os diversos dados obtidos por meio dos levantamentos de fauna realizados na Floresta Nacional de Carajás. Trata-se de uma apresentação sintética de parte da riqueza em biodiversidade da Floresta Nacional, suficiente para chamar a atenção para a importância da unidade para conservação deste imenso patrimônio brasileiro.

[[ BAIXAR ]]

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates