Predadores naturais da taturana Lonomia obliqua

Recebi um pedido de ajuda da leitora e fã do blog, Giselli Beloli:
Olá. As taturanas lonomia obliqua, tem predador natural? podem ser fatal também para cães, gatos e galinhas? Estou com problemas em minha chácara, estão aparecendo varias, não sei se são Lonomia obliqua, mais pelas fotos que eu vi na net parecem que são, o que eu faço? 


Sim sim, Giselli, na natureza todo organismo é predado, até mesmo os carnívoros de topo como os grandes felídeos (onças, leões), porém são predados de uma outra forma, através de parasitismo, que é uma relação típica quando falamos em predação.

Há poucos estudos que relatam a predação destas taturanas, porém, a maioria aponta a causa da extinção dos seus predadores naturais devido á fragmentação e remoção de seus habitats naturais, onde as populações da taturana aumentam, principalmente no Sul.

O principal predador dela é um tipo de mosca (Díptera) da família Tachinidae que deposita cerca de 6 ovos no dorso da taturana, assim quando as larvas eclodem elas começam a se alimenta de seu corpo, de dentro para fora.

Existe ainda um outro predador, o vírus vírus loobMNPV, nocivo apenas para a Lonomia obliqua. Ela fica com movimentos lentos e aparência amarelada. Segundo os pesquisadores, uma semana é suficiente para o vírus dizimar toda a colônia.

Agora, em relação a predadores como aves e mamíferos não foi encontrada nenhuma espécie nos estudos.

O que os pesquisadores sugerem é que futuramente sejam criados inseticidas à base do vírus loobMNPV, que poderia ser aplicado tranquilamente sem risco para nós.


Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates