Edema - Características e consequências

Olá amigos! Estou estudando para a prova de Agentes Patogênicos e Mecanismos de Defesa e dentre o que vai cair na prova, temos que aprender sobre o Edema, o que é, como ocorre, o que causa, etc. Resolvi então, para fixar ainda mais o que eu pude aprender, publicar aqui no site um resumo do que é este problema.

Edema é um acúmulo exagerado de líquidos no meio intersticial (fora das células) ou em cavidades pré formadas.

A liberação dos líquidos corporais pode ser causada por alguns fatores principais listados abaixo.

1 - Aumento da pressão vascular: o aumento da pressão vascular refere-se ao aumento da pressão hidrostática, ou seja, da pressão que os líquidos oferecem nas paredes dos vasos sanguíneos (veias e capilares). Esse aumento da pressão hidrostática não tem nada a ver com a pressão arterial, ok? Isso já é outra coisa diferente.

Grandes exemplos de edemas são as varizes, que são veias com defeitos que não conseguem levar o sangue até o coração, já que as veias das pernas precisam ir contra a gravidade, assim sendo qualquer impedimento no fluxo sanguíneo, aumenta rapidamente a liberação de líquidos devido a pressão exercida por estes vasos.

2 - Diminuição da pressão oncótica: ou seja, a diminuição da viscosidade do sangue, medida pela quantidade de proteínas presente nele. A albumina controla a pressão oncótica e o seu principal produtor é o fígado. Assim sendo, diminuindo a produção da albumina, automaticamente ocorrerão edemas generalizados já que a albumina se espalha por todo o corpo. A cirrose é um exemplo bem interessante deste fato, uma doença ligada ao edema.

A cirrose não é somente uma doença restrita aos alcoólatras, como todos pensam, na verdade cirrose é um termo que designa um processo de formação de fibrose nos tecidos hepáticos (fígado), podendo ser desencadeada por diversos fatores.

Por outro lado, temos também, em decorrência da diminuição da albumina, uma outra doença, a ascite (comumente conhecida como barriga-dágua), caracterizada pelo acúmulo de líquido na cavidade peritoneal (abdome). Ela ocorre porque a cirrose está envolvida, onde o aumento da pressão no tecido  hepático danificado aumenta a liberação de líquidos na cavidade peritoneal.

Algumas outras doenças também podem provocar a redução da albumina no sangue gerando edemas.

3 - Aumento da Permeabilidade Vascular: O aumento da permeabilidade (capacidade que as células oferecem para a transição de substância por suas membranas) faz com que os líquidos fluam para fora ainda mais rapidamente quando a pressão hidrostática aumenta nos vasos sanguíneos.


4 - Alterações nos vasos linfáticos: Os vasos linfáticos são responsáveis por filtrar também a parte dos líquidos intersticiais, assim sendo, quando há um excesso de líquidos (um edema) a situação pode complicar ainda mais já que os líquidos do edema não serão filtrados.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

As consequências de um edema podem ser várias, pois o aumento dos líquidos fora das células é algo muito prejudicial ao organismo. Assim sendo, temos alguns problemas em decorrência deste fato, como:

Dificuldade nas trocas gasosas: Um edema pulmonar pode provocar a diminuição ou até a inibição das trocas gasosas. Por exemplo, um pequeno edema que ocorre no pulmão pode provocar apenas a inibição de alguns alvéolos de realizarem as trocas gasosas, porém com o aumento dos líquidos este órgão pode rapidamente ir perdendo grande parte de sua função.



Obstrução Vascular: A obstrução dos vasos sanguíneos pode acontecer por decorrência dos líquidos que estão saindo dos vasos sanguíneos, prejudicando-os, afetando-os de tal forma que podem provocar um acúmulo de hemáceas, plaquetas e fribrinas, originando coágulos.

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates