Nova espécie de dinossauro descoberta em Madagascar

Clique para aumentar
Após cerca de uma década depois do último registro fóssil na ilha de Madagascar, foi anunciada a descoberta de uma nova espécie de dinossauro, que foi de grande importância para o preenchimento da lacuna que se tinha sobre os registros fósseis da ilha.

Conforme foi publicado na revista PLoS ONE o artigo An Abelisauroid Theropod Dinosaur from the Turonian of Madagascar de Andrew A. Farke e Joseph J. W. Sertich detalha toda esta descoberta.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

Dahalokely tokana possuía entorno de 9 a 14 pés de comprimento, que viveu cerca de 90 milhões de anos atrás. Dahalokely pertence a um grupo chamado abelisauroides, dinossauros carnívoros comuns aos continentes do sul. Até este ponto, não há restos de dinossauros num período entre 165 e 70 milhões de anos atrás que foram identificados ao nível de espécie em Madagascar, uma lacuna de 95.000.000 de anos no registro fóssil. Dahalokely reduz essa lacuna em 20 milhões de anos.

Os fósseis de Dahalokely foram escavados em 2007 e 2010, perto da cidade de Antsiranana (Diego Suarez) no extremo norte de Madagascar onde os alguns restos ósseos e vértebras e costelas foram descobertos. Esta área do esqueleto é tão distinta em relação a alguns dinossauros, que a equipe de pesquisa foi capaz de identificar definitivamente a amostra como uma nova espécie. Várias características únicas - incluindo a forma de algumas das cavidades sobre o lado das vértebras - eram diferentes de qualquer outro dinossauro. Outras características das vértebras possibilitaram a identificação de \Dahalokely como um dinossauro abelisauroide.

Quando Dahalokely estava vivo, Madagascar foi conectado à Índia, e as duas massas de terra foram isoladas no meio do Oceano Índico. Evidências geológicas indicam que a Índia e Madagascar se separaram cerca de 88 milhões de anos atrás, logo após o período que Dahalokely viveu. Assim, Dahalokely potencialmente poderia ter sido ancestral de animais que viveram mais tarde, em Madagascar e Índia. No entanto, não é o bastante que se sabe ainda para resolver esse problema. Os ossos conhecidos até agora preservam uma intrigante mistura de características encontradas em dinossauros de Madagascar e Índia.

"Nós sempre suspeitamos que abelisauroides estavam em Madagascar há 90 milhões anos atrás, porque eles também foram encontrados em rochas mais jovens na ilha. Dahalokely confirma esta hipótese "disse o líder do projeto, Andrew Farke Curador do Museu de Paleontologia da Raymond M. Alf. Farke continuou: "Mas, os fósseis de Dahalokely são tentadoramente incompletos". Dahalokely está intimamente relacionado com abelisauroides posteriores em Madagascar, ou ele morreu sem deixar descendentes?"

O nome "Dahalokely tokana" é da língua malgaxe, que significa" pequeno bandido solitário. " Isto refere-se a dieta carnívora presumida do animal, bem como o fato de que viviam num momento em que as massas da Índia e Madagáscar juntas foram isoladas do resto do mundo.

"Este dinossauro era intimamente relacionado com outros dinossauros famosos dos continentes do sul, como o Carnotaurus com chifres da Argentina e Majungasaurus, também de Madagascar", disse o membro do projeto Joe Sertich, Curador do Museu da Natureza e Ciência dos Dinossauros e membro da equipe que descobriu o novo dinossauro. "Isso só reforça a importância da exploração de novas áreas ao redor do mundo onde as espécies desconhecidas de dinossauros ainda estão à espera", acrescentou Sertich.

A pesquisa foi financiada pela Jurassic Fundation, Sigma Xi, National Science Foundation e pelo Museu de Paleontologia Raymond M. Alf. A publicação sobre o Dahalokely aparece na Revista PLoS ONE no último dia 18 de abril de 2013 [Fonte: Science Daily e PLos ONE].

Um resumo do artigo:
As evidências geofísicas apoia fortemente o isolamento completo da Índia e Madagascar (Indo-Madagascar) por cerca de 100 milhões de anos, embora esparsos, os registros fósseis terrestres dessas regiões são datados de aproximadamente 70 milhões de anos atrás, tendo conhecimentos limitados em sua história biogeográfica durante o Cretáceo. Um novo dinossauro terópode, Dahalokely tokana, da idade do Turoniano (aprox. 90 milhões de anos) é representado por uma coluna axial parcial. Autapomorfias incluem uma lâmina proeminente convexa prezygoepipofiseal em vértebras cervicais e uma fossa infraprezygapofiseal divididos pela região médio-dorsal, entre outros. A análise filogenética definitivamente recupera a espécie como um terópode abelisauroide e fracamente como noasaurídeo. Dahalokely é o único dinossauro conhecido do intervalo durante o qual Indo-Madagascar provavelmente existiu como um território distinto, mas um material mais completo é necessário para avaliar se é ou não é mais estreitamente relacionado com abelisauroides posteriores do Indo-Madagascar ou aqueles conhecidos em outras partes da Gondwana (antigo continente).

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates