Porque os camelos não morrem de sede?


Sabemos que os ambientes desérticos são extremamente severos para os animais, justamente por isso pouca fauna e flora conseguiram sobreviver às condições destes ambientes. Em relação à fauna, existem poucas espécies de mamíferos de médio/grande porte no qual se destaca o camelo!

Os camelos são animais grandes, podendo pesar quase 700 kg e estão extremamente adaptados para viver no deserto. Como quase não há áreas com água e raramente ocorrem chuvas neste local, o camelo apresenta uma grande vantagem: ele suporta altos níveis de desidratação, podendo suportar uma desidratação relativa à 20% de seu peso corporal.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado


Um camelo desidratado nesta condição pode beber até 70 litros de água em questão de minutos, hidratando-se novamente, isso seria como se um humano de 70 kg bebesse 17 litros de água!

Mas o camelo não faz reservas de água antecipadamente, ou seja, ele não bebe mais do que o necessário para se reidratar.
Curiosidade
Muitos dizem que as corcovas do camelo são reservas de água, o que não é verdade! Na realidade as corcovas armazenam gordura, que quando degradada pode originar moléculas de água sim, porém, esta gordura não é utilizada para a obtenção de água e sim como energia para as células, sendo uma reserva de energia metabólica e não de água.
Os camelos são totalmente adaptados, suas características morfológicas e fisiológicas permitem que eles vivam nos desertos. Podemos por exemplo citar os pêlos longos e densos que possuem. Estes pêlos atuam como uma barreira na perda de calor e consequentemente de água por sudorese. Um estudo demonstrou que camelos com os pelos cortados com uma altura menor que 1cm suaram cerca de 3 litros por cada 100Kg de peso corporal, enquanto camelos com pelos normais (de 3 até 14 cm) suaram cerca de 2 litros por 100 kg de peso. Vimos então a importância dos pêlos para a retenção de água.

Além disso, os pêlos em contato com o ar formam uma grande barreira que diminuem a quantidade de calor que entra e sai do corpo, assim, com a temperatura corporal entorno dos 40°C próxima da temperatura ambiente, menor é a quantidade de água perdida por evaporação.

Suas pernas alongadas também permitem que o restante do corpo e os órgãos fiquem distantes do solo, evitando um superaquecimento. Suas narinas grandes auxiliam na perda de calor por evaporação no momento da expiração, quando o animal começa a ter sua temperatura corporal mais elevada que o normal.

Justamente por esta capacidade de suportar grande perda de água é que os camelos podem viajar grandes distâncias sem sequer beber 1 gota dágua! Lembrando então que ele, quando bebe água, não bebe mais do que o que precisa (como se fosse passar sede), ele bebe somente para compensar o que perdeu e pronto.

É isso, dentre outras características morfológicas e fisiológicas, que torna os camelos extremamente adaptados às condições severas do deserto!

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates