Vídeo mostra bactérias que produzem teia de aranha


Experimento demonstrado em vídeo, através do The Journal of Visualized Experiments (JoVE) - Jornal de Experimentos Visualizados, revela como teia de aranha é produzida por bactérias.

O processo apresentado no artigo em vídeo revoluciona o processo de purificação da teia de aranha padronizando um passo fundamental conhecido como "pós-spin". Neste passo, as moléculas de seda são esticadas por um processo mecânico para aumentar a resistência das fibras. Estas melhorias mecânicas produzem uma teia de aranha uniforme e removem o erro humano do processo de fiação. Como resultado, a seda sintética é muito mais próxima das fibras naturais produzidas pela aranha viúva negra fêmea do que aquilo que era anteriormente possível, e o procedimento proporciona um trabalho de base expansível para utilizar na fabricação de materiais de teia de aranha. 

Devido às suas propriedades mecânicas a teia de aranha sintética pode ter numerosas aplicações industriais. Um interesse em particular é a elevada resistência à tração de seda da viúva negra, o que é comparável ao Kevlar em força, mas é mais leve e de menor densidade. 

Se os cientistas conseguirem reproduzir as propriedades mecânicas das fibras da teia de aranha em laboratório, o material poderá ser utilizado para substituir o Kevlar, fibra de carbono e o aço. O aumento da produção deste novo biomaterial terá um impacto sobre uma grande variedade de produtos em que as propriedades da teia de aranha da são valiosos, que vão desde coletes e estruturas de aviões à cabos de ponte e suturas médicas. 

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado


O processo de pós-rotação estende a fibra, a fim de alinhar as moléculas e aumenta a sua resistência à tração. Para resolver este problema, o Dr. Craig Vierra da Universidade do Pacífico desenvolveu uma técnica que elimina a variabilidade humana usando um atuador mecânico. Construído pelo Dr. Vierra e seu grupo de laboratório, o atuador mecânico pode confiantemente esticar fibras para um comprimento especificado, imitando o comportamento da teia de aranha natural. Dr. Vierra nos diz que "O processo reduz a variação nas propriedades mecânicas que são vistos. Antes deste procedimento, verificou-se uma grande quantidade de variação nas fibras sintéticas." 

Dr. Vierra continua seu trabalho com aranhas viúva-negra e a produção de seda sintética. "Nós estamos trabalhando e o que aprendemos aqui é expandindo através de procedimento em massa." Eventualmente, o laboratório tem como objetivo tornar a teia de aranha um recurso renovável para a produção de material que pode mudar a forma como projetar o futuro. Sobre a publicação JoVE , Dr. Vierra observa a decisão foi tomada porque, "A representação visual é importante porque a maioria dos artigos de pesquisa não demonstram o procedimento passo a passo (para coletar teia de aranha). Além disso, muitos dos processos precisam de uma representação visual para compreender completamente. "  [Fonte: Science Dayli].

Veja o vídeo clicando no link abaixo: 

Autores do artigo:


Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates