Perigos que não percebemos nas saídas à campo


Com esta imagem eu inicio o post de hoje onde vou falar sobre os perígos na vida de um biólogo que sempre vai à campo. Você deve estar se perguntando quais são os riscos ou perigo que um biólogo pode correr no campo e com certeza você deve ter pensado em serpentes, não é?

Vamos então aos tópicos que eu preparei para listar alguns perigos que corremos e nem sequer fazemos idéia de que corremos, ainda mais estando longe de hospitais, em locais isolados, sem remédios, sem profissional preparado para nos atender em alguma emergência.

Perigos #1
A hora de dormir.
Este momento, que é o segundo mais desejado durante as idas à campo (o primeiro é a vontade de comer - almoçar/jantar) pode ser um momento de muito risco e quando você menos esperar pode se dar mal.

Existem vários e vários tipos de insetos venenosos por ai, principalmente em locais isolados como casas de fazenda, e também é onde comumente encontrarmos várias espécies de aranhas, principalmente as grandes caranguejeiras. Porém elas não são tão preocupantes assim, o perigo está nos menores, aqueles que não vemos, esses sim são os responsáveis por grandes problemas, não só por serem perigosos quanto ao veneno que possuem, mas também porque podem entrar em nossos ouvidos.

Como evitar?

1 - Quando você for se deitar, independentemente se vai dormir numa cama em um quarto fechado ou dentro de sua barraca, revise muito bem toda a superfície de onde vai deitar, levante o travesseiro, olhe muito bem nos cantos da cama ou então nos cantos da barraca. A aranha-marrom é muito perigosa e facilmente pode passar despercebida pelo seu tamanho. Cuidado!

2 - Para evitar que algum inseto entre em seu ouvido, principalmente quando estiver na época dos besouros comuns, aqueles marrons pequenos, use um protetor auricular, aqueles de silicone que trabalhadores que trabalham com máquinas barulhentas demais usam, não é aquele que parece um fone não! Esses besouros, por exemplo, causam uma dor horrível no ouvido. Sei disso porque quando morava na fazenda um desses entrou no ouvido do meu pai enquanto ele dormia, meu pai ficou desesperado, colocou água, passou alguns sprays e outros remédios no ouvido, não sabia o que fazer de tanto que doía. Quando conseguiu chegar no hospital, o médio injetou duas seringadas de água destilada e o besouro saiu.

Portanto, lembre-se deste besouro, você não quer todas essas perninhas aranhando lá dentro de seu cérebro, quer?

3 - Leve sempre uma seringa. É sério, isso pode te ajudar e muito caso um inseto entre em seu ouvido, eu sempre levo. Duas seringadas de água no ouvido e pronto.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

Perigos #2
Caminhando pela mata
As trilhas longas e muitas vezes cansativas que percorremos durante nossas pesquisas em meio a mata pode ser um local propício para um grande dano nos ocorrer. Desconsiderando aqui os perigos das serpentes que podem nos desferir botes, os insetos venenosos, temos como vilão algo muito mais simples, o próprio vegetal que nos cerca.

É muito comum estarmos andando atrás de alguém e essa pessoa passa por um galho, o leva para frente e solta com tudo, não se importando com quem está vindo atrás dela. Ai que a coisa fica preta, numa dessas você pode levar uma galhada no rosto e rapidamente pode perder uma visão. Parece bobeira, mas não é, nossos olhos são muito sensíveis, qualquer aranhão na retina, próximo à íris e pronto, já era a sua visão.

Como prevenir esse acidente?

1 - Mantenha uma distância segura da pessoa da sua frente. E quando passar por galhos assim, solte-os lentamente para não machucar a pessoa que vem atrás de você, e olhe para trás, para ver se a pessoa está vendo este galho, para que ela possa fazer o mesmo que você quando passar por ele.

2 - Use óculos de proteção. Geralmente em matas muito fechadas e com muitas pessoas esse risco pode ser maior ainda. Sua visão é muito importante, proteja-a o máximo que puder, se conseguir usar um óculo daqueles transparentes e leves de proteção, estará tranquilo.

Portanto, lembre-se que isso pode acontecer com você e você não quer correr esse risco, né?
(Não, ele não tomou uma galhada de algum colega sem noção, mas não perdeu a vista. Talvez se fosse só um galhinho ele ficaria cedo... vai entender o destino/sorte)

Outro ponto importante que saliento aqui é o cuidado que devemos ter ao caminharmos em locais onde não conseguimos enxergar todo o solo onde pisamos, geralmente em locais como pastos ou então em serrapilheiras nas matas. Sempre é perigoso enfiar a perna em algum buraco, e se isso acontecer e você estiver andando rápido, sua perna pode quebrar facilmente.

Como prevenir?

1- Ande nesses locais com algum tipo de bastão que tenha tamanho pouco maior que a linha de sua cintura, onde você, se por acaso enfiar a perda em um grande buraco, consegue se apoiar e evita lesões e até a fratura dos ossos da perna.

Outro importante fato que destaco aqui é a picada de cobra, infelizmente (para nós) nem todas as serpentes possuem guizos como as cascavéis, porém no país existem muitas espécies venenosas muito silenciosas e nós quando nas matas estamos em constante risco de sermos vítimas delas.

Como prevenir?

1 - Ande sempre com botina ou coturno obrigatoriamente acompanhado de uma perneira.
2 - Evite esbarrar em arbustos, mexer em buracos, seja o mais silencioso possível


Perigo #3
Abelhas/Vespas/Marimbondos
Outro caso muito comum em saídas à campo é o encontro de "caixas" de abelhas em alguns locais onde passamos. Geralmente nas casas de fazenda sempre existem esses insetos, e devemos sempre ter muito cuidado. Você pode ser alérgico e nem sabe. Sem cuidados médicos, dependendo do número de ferroadas, uma pessoa pode facilmente morrer por intoxicação.

Como prevenir?
1 - Ande sempre em silêncio na mata. Caso esteja passando perto de alguma "caixa" desses, se você não percebê-los, mas estiver conversando muito alto, rindo e fazendo movimentos bruscos, eles podem te atacar rapidamente.

2 - Nunca tente queimar a "caixa" caso ela se encontre na casa. Dependendo do local onde estes insetos estiverem, se ninguém ficar transitando próximo, eles não incomodarão ninguém. Caso seja necessário tirá-los, faça com ajuda de alguém que entenda, geralmente os capatazes e peões sabem como remover rapidamente esses insetos. Removendo de forma errada, sua tentativa pode ser em vão e ao invés de espantá-los, você vai provocá-los e eles ficarão dispersos vagando próximos de onde estavam, podendo  atacar você tranquilamente.

Espero que tenha gostado deste post.
E ai, achou que tem ainda outros perigos que nem damos tanta importância ou nem percebemos nas nossas saídas à campo? Comente abaixo!

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates