O que é adaptação?


Todas as espécies viventes hoje estão atualmente adaptadas ao ambiente em que se encontram, por mais diferentes e estanhas que possam parecer. Não importa se vivem na água sob profundidades com pressões extremamente elevadas ou em locais onde não há oxigênio, elas são representadas pelos melhores indivíduos existentes neste momento. Porém, não quer dizer que estes indivíduos sejam os mais fortes, ou mais resistentes, nada disso, eles simplesmente são os indivíduos mais aptos.

E o que é um indivíduo mais apto se não é o mais forte? Ele é o indivíduo que consegue sobreviver com as condições (temperatura, pH, umidade, etc) e recursos (alimento, oxigênio, área de vida, etc) existentes em seu ambiente e ainda consegue se reproduzir e gerar descendentes férteis.

Podemos simplesmente dizer então, que o indivíduo adaptado consegue sobreviver, reproduzir e deixar descendentes férteis, ou seja, ele deixa filhotes sadios que também terão as mesmas capacidades de gerar novos descendentes e sobreviver.

Mas e a variabilidade genética? Quer dizer então que todo mundo tem as características fenotípicas e genotípicas semelhantes? Sim, basicamente é isso, porém eles são diferentes geneticamente e muitas vezes possuem as mesmas características fenotípicas, já que são essas características que lhes permite a sobrevivência e reprodução.

A variação genética pode não demonstrar características visíveis à olho nú (fenotípicas) mas podem ser fundamentais para alguns indivíduos. Para que haja adaptação, a variabilidade é o principal fator a ser considerado e deve se fazer presente. 


Então imaginemos um caso bem simples, como no exemplo que dei no post "Seleção sexual - o que é?" do pavão. No caso, os pavões machos atualmente são competidores pelas fêmeas, que selecionam os indivíduos machos que possuem coloração azul e verde mais chamativas em suas penas. Vamos supor que ocorre uma mutação e nasçam filhotes machos de coloração amarelada. A seleção natural trabalha à favor dos azuis que são selecionados pelas fêmeas, certo? Eles sobrevivem e conseguem se reproduzir, lembra do que disse acima? Então, quer dizer que eles estão aptos (adaptados) e os indivíduos machos amarelos que nasceram não estão aptos, porque eles podem conseguir sobreviver, mas eles não vão conseguir parceiras, porque as fêmeas só selecionam os azuis com cores chamativas. Então, esses pavões machos amarelados morreriam e a mutação que origina a cor amarela desapareceria da população, pois eles não conseguiriam parceiras e não nasceriam mais filhotes amarelos. Ok? 

Porém, os amarelos poderiam ser indivíduos selecionados pela seleção natural e seriam então aptos e consequentemente adaptados. Para isso, pelo menos uma fêmea deveria selecionar algum macho amarelo. Vamos supor que dentre todas as fêmeas que preferem os azuis, existam algumas que prefiram os amarelos (porque existem características genéticas que as fazem ser diferentes geneticamente das demais que só selecionam os azuis). Assim, os machos amarelos teriam algumas parceiras sexuais pois foram selecionados por algumas fêmeas, e eles gerariam descendentes (filhotes) férteis. 

Esquema ilustrando a seleção natural favorecendo ou não machos amarelos numa população de pavão.

Deste modo, ocorreu uma adaptação! Ou seja, dentre os pavões de coloração azulada e verde, nasceram machos de coloração amarelada, algumas fêmeas se acasalaram com eles e não com os azuis, e eles se tornaram indivíduos aptos, porque conseguiram sobreviver, reproduzir e gerar filhotes que também gerarão mais filhotes. Imagine então, ao longo do tempo, existiriam indivíduos machos azuis e amarelos, porém ao longo do tempo, os azuis iam sumir e então poderiam existir na população somente machos amarelos, porque eles se tornaram adaptados também e estariam competindo por fêmeas com os azuis. Este exemplo deixa bem claro o que é uma adaptação. 

Podemos então concluir, de forma bem resumida, que a adaptação deve: 
1 - Ser mediada por variabilidade genética (mutações) 
2 - Permitir a sobrevivência do indivíduo e 
3 - Permitir a reprodução e a geração de descendentes férteis

A seleção natural faz parte deste processo onde os indivíduos são selecionados ou não de acordo com suas características fenotípicas e genotípicas. Temos um exemplo bacana de seleção natural e adaptação no post Seleção Natural - O que é?, onde cascavéis sem guizo são selecionadas e sobrevivem e se reproduzem gerando descendentes férteis, possuindo mais vantagens que as cascavéis que possuem guizo, pois elas são mortas pelos caçadores pois o o barulho de seus guizos as fazem ser encontradas mais facilmente. 

Confira o vídeo abaixo e entenda a seleção natural e a adaptação.


Entendeu o que é a adaptação? Espero que sim e espero que tenha gostado do post também!
Comente abaixo! 

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates