5 dicas importantes na escolha de sua área de atuação


Hoje escrevo um post um pouco mais simples que o 5 dicas de TCC na área de Ciências Biológicas/Biologia, para quem ainda está começando o curso de Biologia, onde elencarei alguns tópicos que me foram úteis ao longo da faculdade, por onde me guiei para seguir na área que gosto e pretendo atuar, que é a mastofauna.

Antes de tudo, você inicialmente deve entender a importância de ser biólogo, a tamanha responsabilidade que você terá em mãos o tempo todo por estar lidando com a vida, seja ela vegetal ou animal. O estudo da vida, é muito mais do que simplesmente fazer biologia porque você gosta de animais e quer manuseá-los. Como eu disse no post Contra ou à favor das ações do biólogo Richard Rasmussen, um trabalho como o do Richard não é comum pois não existem empresas que vão te contratar para ficar pegando animais para abraçar, tirar fotos e beijar. As empresas te pagarão para fazer os mais diversos tipos de trabalhos em campo, podendo ser com fauna ou flora, ou então, caso você atue em laboratório, poderá também ter os mais variados tipos de trabalho, que envolvam microbiologia, virologia, ficologia, produção de biodiesel, entre tantas outras áreas.

Se você escolheu biologia só porque gosta dos animais, deve primeiramente pensar no que você fará por eles e como poderá ajudá-los, não basta só ter amor por eles e ficar querendo manuseá-los. Esse tipo de ação não vai ajudar a manter as espécies vivas, pelo contrário, nós devemos estudar as espécies e manuseá-las somente quando necessário, para implantar chips, colares GPS para monitoramento, ou para coleta de sangue e dados de tamanho corpóreo, por exemplo.

Pensando nisso, estas dicas abaixo vão te ajudar a tomar o caminho certo para decidir qual área você atuará na profissão e você perceberá que a biologia deve ser feita com amor, sim, mas principalmente com seriedade e extremo profissionalismo e respeito para com os animais ou vegetais estudados.

PORQUE VOCÊ ESCOLHEU BIOLOGIA?
Novamente, como disse acima, o principal ponto na questão de ser biólogo é o motivo pelo qual você escolheu a profissão. Você deve pensar no motivo pelo qual você faz o curso de biologia. Você realmente se importa com o que você vai estudar? Está disposto à enfrentar muitos desafios para se dedicar à uma vida de muitos estudos e comprometimento? Está ciente de que a biologia é uma ciência muito ampla e completamente modificada constantemente devido às atualizações científicas? Se suas respostas forem SIM, você realmente quer ser um biólogo. Porém, isso não basta!

Você deve agora pensar no que você faria para ser um bom profissional. Por exemplo, se quer fazer biologia para fazer pesquisas com genética, você deve se perguntar: Eu gosto de genética? Eu vou conseguir aprender genética? Eu quero fazer isso pelo resto da minha vida? É algo que amo de verdade ou é apenas uma pequena paixão ou admiração pela área? Essas perguntas são fundamentais para que você inicie a sua futura carreira como profissional.

Decida-se, pense bem em qual é a sua área, e após ter CERTEZA do que quer, as dicas abaixo te ajudarão a continuar no caminho certo.

PROCURE REFERÊNCIAS NA ÁREA QUE PRETENDE SEGUIR E TENHA EXPERIÊNCIA
A melhor forma de ser alguém de sucesso é seguir os passos de alguém de sucesso. No caso, se você quer ser um especialista em mastofauna, como eu quero ser, faça como eu e procure desde cedo vários contatos com professores e pesquisadores que trabalham nesta área. Eu pude no segundo ano do curso fazer um pequeno estágio com a bióloga Dra Alexine Keuroghlian no Projeto Queixada

Pude aprender muito com ela e com toda a equipe do projeto e consequentemente tive a certeza de que era isso que eu queria fazer e seguir como um futuro profissional. A principal vantagem de procurar um estágio, uma experiência na área, é que você poderá responder a si mesmo: é realmente isso que quero fazer? E poderá então seguir na área, ou desprezá-la totalmente porque não é o que você pensava que fosse.

Dormitório da base de pesquisa da Embrapa Pantanal, Fazenda Nhumirim no Pantanal da Nhecolândia onde irei fazer a minha pesquisa de mestrado em Ecologia e Conservação, sob orientação do pesquisador Walfrido Tomas.

Não exite em fazer contato com diversas pessoas, procure email de pesquisadores da área, pergunte sobre a carreira, quais são as principais dificuldades a serem enfrentadas e quais são as dicas que estas pessoas podem te dar para ajudar a seguir em frente na área.

Eu fiz vários contatos, corri atrás e agora estou prestes a iniciar o mestrado sob orientação do Msc. e Médico Veterinário Walfrido Tomas, uma das referências em estudos com mastofauna no país e principalmente no Pantanal. E olha só que legal, eu vou realizar o meu sonho, que é estudar mamíferos no Pantanal de Mato Grosso do Sul, a minha terra, sob orientação de uma pessoa que é referência no assunto e atuante na conservação da biodiversidade, além de ser membro da Embrapa Pantanal, instituição no qual eu pretendo fazer parte também futuramente.

Viu? Basta apenas correr atrás de seus objetivos, que se for esforçado e dedicado, vai conseguir realizá-los. Só depende de você, de ninguém mais.

SE NÃO ENCONTROU O QUE PROCURA, CONTINUE PROCURANDO
Lembre-se sempre do que você vai fazer futuramente e como se sentirá fazendo o que gosta. Pode ser que na sua universidade, ou onde você mora não haja oportunidade para você estudar algo que goste. Mas isso não é problema algum, caso não consiga, não importa, o que importa é o que você fará após formado. Se você quer estudar baleias, mas mora em Manaus e não tem como ir para o litoral fazer o seu TCC nesta área, não tem problema! Após se formar, e fazer um TCC em qualquer outra área, você presta um mestrado para Biologia Marinha em alguma universidade onde exista algum pesquisador trabalhando com baleias e pronto, seu sonho será realizado. Mas claro, você deve ser bom o suficiente para passar no mestrado. E não pára por ai não! Existe agora o programa Ciência Sem Fronteiras, você pode escolher qualquer universidade do planeta (conveniada com o programa) para estudar, podendo fazer a graduação sanduíche com até 1 ano de estudos fora. Se existe uma pesquisa com baleias lá nos EUA, você pode ir para lá estudá-las por no mínimo 6 meses, com tudo pago pelo governo.

É como sempre digo, quem quer consegue, quem desiste de lutar, não consegue nada! Corra atrás do seu sonho. É o seu sonho que está em jogo, é o seu futuro, porque não deve lutar com unhas e dentes por ele?

MANTENHA-SE SEMPRE ATENTO AOS SEUS OBJETIVOS
Como disse acima, não importa se agora não pode fazer o que você quer, mas posteriormente poderá, basta apenas se formar, mesmo que precise fazer uma pesquisa numa área que não goste para terminar o curso, mas a faça!


Se você manter sempre o foco no seu futuro, nos objetivos principais de sua vida, você vai conseguir continuar com ânimo para passar por qualquer dificuldade ao longo do caminho. Portanto, não espere que tudo caia do céu para você, pois não cairá! Eu mesmo, não gosto muito de anuros mesmo admirando muito este grupo animal, porém meu TCC é feito com eles e eu o levo muito à sério e fiz 1 ano de coletas, 2 vezes por mês, 5 horas de coleta por dia, sozinho! Meu objetivo eu sei qual é, estou pensando no meu futuro o que estou fazendo agora é apenas passageiro, não sou obrigado a ser especialista em anuros só porque eu fiz meu TCC com eles. Faça o mesmo que eu e claro...

NÃO PARE DE ESTUDAR
A principal forma de se destacar perante os seus concorrentes é ter maior conhecimento e claro, deverá saber aplicá-lo. Você deve ser alguém literalmente foda. Eu quero ser foda e estou estudando para isso. Do mesmo modo, você deve estudar também e mesmo que algumas vezes você tenha desânimo, pense no que você será e o que poderá fazer com todo o conhecimento que adquirir. Não é verdade? Pense nas referências que você contatou, pense no estilo de vida, na qualidade de vida e no trabalho que os pesquisadores desenvolvem, você não quer ser igual eles? Então faça por onde e não desanime nunca.

Espero que estas dicas tenha te ajudado e te deixado mais animado para ser um grande profissional biólogo!
Gostou do post? Comente abaixo!

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates