15 fotos de animais marinhos interessantes

Janolus cristatus
Fotografado por Senda Jiménez (Foto)

Molusco nudibrânquio da família Proctonotidae e gênero Janolus (26 espécies). Alimenta-se de briozoários (pequenos invertebrados marinhos ou de água doce). Nota-se os tubos das glândulas digestivas (coloração marrom-avermelhada) em várias estruturas anexas ao sistema digestório espalhadas pelo corpo do animal.


Serpula vermicularis
Fotografado por Lorenzo Angelo Terraneo (Foto)

Espécie poliqueta (classe Polychaeta) pertencente a ordem Sabellida, família Serpulidae e gênero Serpula. Os poliquetas são "vermes" segmentados incluídos no filo Anellida que compõem parte da macrofauna bêntica de ambientes marinhos, onde ficam associados aos mais variados tipos de substratos. Existem cerca de 12.000 espécies de poliquetas catalogadas.


Lophius piscatorius
Fotografado por Maque Casanovas (Foto)

Este peixe faz parte da classe dos Lophiiformes. Você pode saber tudo sobre essa classe de peixes acessando o post "Peixes pescadores - Ordem Lophiiformes". De forma geral, a característica principal destes peixes é o aparato na testa denominado "esca" que se movimenta para atrair as presas até que fiquem muito próximas da boca, atuando literalmente como uma isca, e então estes peixes as sugam numa velocidade incrível.


Serranus cabrilla
Fotografado por Henrique J. M do Nascimento (Foto)

Este peixe, da classe Perciformes, está carregando dois parasitos Isópodes, que são crustáceos marinhos mas que também podem ser terrestres ou dulcícolas. Existe ainda a pulga-do-mar, um parasito também de peixes, porém ela tem preferência pela língua! 


Anilocra physodes
Fotografado por Carlos Fernandez (Foto)

Falando em Isópodes, vemos esta espécie que também é um parasita de peixes, porém com características mais diferentes, como por exemplo os grandes olhos pretos, diferindo dos parasitos da figura anterior.


Stenorhynchus seticornis
Fotografado por Beth Watsom (Foto)

Caranguejo-aranha ou caranguejo de seta (Arrow crab) se alimenta de matéria orgânica morta no substrato do oceano e também de pequenos peixes. Possui longos pares de pernas que lhe confere grande mobilidade e rapidez na movimentação.


Urticina felina
Fotografado por James Stephen (Foto)

Esta espécie de anêmona pertence a ordem Anthozoa e classe Actiniaria. É a espécie mais conhecida deste gênero, vive em águas frias encontrada somente ao longo das costas das ilhas britânicas no norte da Europa.


Tripterygion melanurus
Fotografado por Tamsyn Mann (Foto)

Conhecido também como "pimentão menor", este peixe pertence à família Trypterigiidae, sendo endêmica do Mar Mediterrâneo e Mar Negro, encontrado principalmente em locais como fendas e cavernas escuras.


Psolus phantapus
Fotografado por James Stephen (Foto)

Por mais incrível que pareça, este organismo é um pepino-do-mar, também chamado de pepino-do-mar-de-listras-rosas, pertencente a família Psolidae, encontrados principalmente em fendas e sob pedras, com aspecto geral semelhante a uma pequena árvore sem folhas.


Rhinopias eschmeyeri
Fotografado por Tamsyn Mann (Foto)

Este peixe pertence à uma ordem diferente dos outros acima, pertence a ordem Scorpaeniformes e família Scorpaenidae, conhecido também como peixe-escorpião, nome comum para os peixes deste gênero.


Pagurus prideaux
Fotografado por Susana Martins (Foto)

Pagurus prideaux é uma espécie de caranguejo ermitão da família Paguridae . Ele é encontrado em águas rasas ao longo da costa noroeste da Europa e geralmente vive em simbiose com o a anêmona do mar Adamsia palliata.



Parablennius pilicornis
Fotografado por Susana Martins (Foto)

Este peixe marinho é comum no litoral do Brasil e possui ampla distribuição, sendo considerado o primeiro, dentre os vertebrados, a colonizar substratos artificiais. São muito utilizados em laboratórios para pesquisas e testes toxicológicos.


Astrospartus mediterraneus
Fotografado por João Pedro Silva (Foto)

Esta espécie de estrela-do-mar é também conhecida como estrela-gorgônia e pertence a familia Gorgonocephalidae. Possui o curioso habito de enrolar os seus "ramos" durante o dia, estes que por sua vez se originam à partir dos 5 tentáculos principais.


Lysmata grabhami
Fotografado por Susana Martins (Foto)

Camarão muito utilizado em aquários para ornamentação, ocorrente na costa do Caribe. Suas "antenas" atraem alguns peixes e quando eles se aproximam, ele se alimenta removendo pequenos parasitas da pele dos mesmos.


Scyllarides latus
Fotografado por Susana Martins (Foto)

Este crustáceo é conhecido como cavaco e muito comercializado por ter uma carne considerada de excelente qualidade, o que faz desta espécie ameaçada de extinção por estar se tornando cada vez mais rara. Podem chegar até os 45 cm de comprimento, não possuem pinças e se alimentam de pequenos moluscos.

Espero que tenham gostado destas imagens!
Comente abaixo!

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates