Cérebro humano de 4.000 anos cozido em seu próprio crânio é encontrado na Turquia

Foto: Halic University Istanbul (New Scientist)

Abalado, queimado e cozido em seu próprio crânio, este cérebro de 4000 anos de idade, passou por muita coisa.

Pode parecer nada mais do que um pouco de algo queimado, mas na verdade é um dos cérebros mais antigos já encontrados. Sua descoberta oferece a perspectiva tentadora que este cérebro possa conter vestígios arqueológicos que possivelmente abrigam as mais antigas amostras do cérebro do que se pensava. antes. Se for esse o caso, potencialmente abre o caminho para o estudo da saúde do cérebro em tempos pré-históricos.

O tecido cerebral é rico em enzimas que fazem as células romperem-se rapidamente após a morte, mas esse processo pode ser interrompido se as condições forem adequadas. Por exemplo, o tecido cerebral encontrado perfeitamente conservado no corpo de uma criança inca sacrificada há 500 anos. Neste caso, a morte ocorreu no topo de uma montanha andina onde o corpo congelou rapidamente, preservando o cérebro.

No entanto, Seyitömer Höyük - o povoado da Idade do Bronze no oeste da Turquia, onde este cérebro foi encontrado - não é nas montanhas. Então como é que o tecido cerebral estava conservado em quatro esqueletos desenterrados lá entre 2006 e 2011?

Meriç Altinoz em Haliç University, em Istambul, na Turquia, junto com seus colegas foi analisar este fato, e diz que as pistas estão no chão. Os esqueletos foram encontrados queimados em uma camada de sedimentos que também continha objetos de madeira carbonizados. Tendo em conta que a região é tectonicamente ativa, Altinoz especula que um terremoto ocorreu no local, enterrando o povo antes do fogo se espalhar através dos escombros.

As chamas teriam consumido todo o oxigênio nos escombros e ferveu os cérebros em seus próprios fluidos. A falta de umidade e oxigênio no ambiente resultante ajudou a evitar a ruptura do tecido.

O fator final na preservação dos cérebros foi a química do solo, a qual é rica em potássio, magnésio e alumínio. Estes elementos reagem com os ácidos gordos do tecido humano, formando uma substância chamada sabão adipocera, também conhecido como cera de cadáver, preservando a forma do tecido cerebral mole (HOMO - Journal of Comparative Human Biology , doi.org/nz6).

"O nível de preservação, em combinação com a idade é notável", diz Frank Rühli na Universidade de Zurique, na Suíça, que examinaram o tecido cerebral medieval. Rühli diz que a maioria dos arqueólogos, não se preocupam em procurar os restos de tecido do cérebro, porque eles assumem que raramente são preservados. "Se você publicar casos como este, as pessoas estarão cada vez mais conscientes de que eles poderiam encontrar o tecido cerebral original também".

Nos casos em que o cérebro está bem preservado como este, Rühli diz que pode até ser possível olhar para condições patológicas como tumores e hemorragias, e talvez até mesmo sinais de doença degenerativa. "Se quiser saber mais sobre a história de distúrbios neurológicos, precisamos ter tecido como este". Fonte - New Scientist.

Gosto sempre de publicar artigos relacionados com a paleontologia aqui no Eu Quero Biologia, porque muitos não sabem, mas o biólogo pode ser paleontólogo também. Na verdade a maioria dos paleontólogos são biólogos, pois precisam entender e saber diferenciar os tipos de organismos e seus possíveis restos. Entendendo a anatomia dos grupos atuais e suas características ósseas por exemplo, um biólogo pode identificar um fóssil muito primitivo e saber explicar que tipo de animal era, o que ele possivelmente comia, se era aquático ou terrestre, etc. No estudos de fósseis este trabalho da identificação é importantíssimo.

O que achou deste post?
Comente abaixo!

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates