Porcos-espinhos são eficientes assassinos

Com espinhos pontiagudos, alguns maiores do que o antebraço humano, os porcos-espinhos possuem uma das defesas mais assustadoras da natureza contra predadores. Mas um novo estudo mostra, que além de se defenderem, eles podem ser temíveis assassinos também

Pesquisadores na Itália descobriram que os roedores podem matar cães, raposas e até mesmo texugos. Cientistas monitoraram porcos-espinhos na Toscana por cerca de 18 meses.

Eles identificaram quatro defesas que os animais utilizaram, em ordem crescente de agressão: a ereção dos espinhos, a agitação da cauda, as vocalizações de ameaça, rosnadas e os ataques para trás ou para os lados.


Estes dois últimos comportamentos observados quase não foram usados pelos porcos-espinhos. mas era m usados como último recurso, quando um indivíduo estava em desvantagem, ou se vários porcos-espinhos estavam presentes, estando mais propensos a causarem sérios danos ao possível predador. Em um caso, dois porcos-espinhos correram para trás, forçando um cão a entrar em uma de suas tocas, onde fatalmente foi empalado pelos espinhos.

Outros porcos-espinhos mataram quatro outros predadores, dois texugos e duas raposas, durante o período de estudo. Essas mortes de animais nunca foram anteriormente registradas na literatura científica, relatou a equipe de pesquisadores na publicação do artigo na revista Mammalia.

Fonte: Science
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates