Licenciatura em Ciências Biológicas/Biologia

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas constitui a formação do profissional apto a lecionar nos ensinos fundamental e médio, tendo habilitação para a área de ciências. 

Além de habilitado para dar aulas na rede pública ou privada, o mesmo pode atuar em nível técnico e superior à medida que aumenta seu grau de formação, no caso, através da pós-graduação.

O papel do licenciado visa buscar alternativas educacionais desde planejamento a organização de laboratórios para o ensino de Biologia, até escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos.

O biólogo licenciado pode elaborar projetos e relatórios de impactos ambientais, quando possuir habilitação através da especialização especifica. Além disso, o licenciado, segundo a lei n.º 6.684/1979, pode ser registrado no conselho regional para aquisição de titulação de Biólogo, tendo algumas áreas de atuação a depender da sua especialização.

Professora Percília Almeida explica como funciona o coração humano e alunos o manuseiam. Foto: Colégio Santa Úrsula

O curso dispõe de disciplinas pedagógicas como: fundamentos histórico-filosóficos da educação, abordagens sociopolíticas da educação, psicologia da educação, didática, libras, além dos estágios que acontecem em sala de aula. Além disso, o curso conta também com disciplinas especificas tais como: biologia geral, química, bioquímica, biomatemática, biologia celular, biologia molecular, zoologia geral e comparada I e II, botânica geral e comparada I e II, genética humana e das populações, embriologia, histologia comparada, fisiologia animal e comparada, anatomia, fisiologia humana, ecologia geral, física, biofísica, biologia marinha, fundamentos da educação ambiental, direito ambiental, geologia, paleontologia e microbiologia, podendo haver algumas disciplinas com nomenclaturas diferentes a depender da instituição de ensino superior.

Por Gilmar Santana Lima (facebook)
Biólogo Sanitarista. Licenciado em Biologia – Faculdade de Tecnologia e Ciencias Especialista em Saúde Coletiva – Hab. Sanitarista – Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC Mestrando em Saúde Pública – Universidade das Americas
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates