Pilobolus - o fungo que atira!

Existem várias espécies de fungos pertencentes ao gênero Pilobolus, porém, as pessoas os chamam vulgarmente de pilobolus. Um fungo muito curioso vocês vão conhecer agora.

Eles possuem uma característica e formatos muito particulares. A principal característica destes fungos é a capacidade de atirar seus esporângios (a estrutura que carrega seus esporos)! Eles são excelente atiradores e fazem isso de acordo também com a luminosidade que os atinge.


Habitantes de esterco animal, principalmente de bovinos e equinos, os fungos Pilobolus formam um emaranhado de redes de acordo com a velocidade em que ocupam todo o esterco. Essas redes são formadas por diversas hifas, estruturas "semelhantes" às raízes das árvores, que proporcionam a sustentação da haste e também capta recursos e nutrientes para o desenvolvimento dos indivíduos.

Muitos pesquisadores tem estudado estas espécies, buscando compreender como exatamente ocorrem os "tiros" que estes fungos dão, buscando dispersar seus esporos o mais longe possível. Eles chegaram a conclusão de que a grande quantidade de líquidos que o fungo absorve (pelas redes de hifas) é direcionada principalmente para a cápsula transparente de acordo com o desenvolvimento e crescimento do mesmo.
Assim sendo, quando atinge a fase de maturação e os esporângios e esporos foram formados, a cápsula, que já tem grande quantidade de líquidos armazenados, à qualquer momento se rompe pela força exercida contra os esporângios, e assim, ocorre o tiro em direção à luz!


Mas porque em direção à luz? Os pesquisadores também investigaram este fato, e, concluíram que este direcionamento para a fonte de luz foi selecionado pela Seleção Natural e processos evolutivos, possibilitando a maior sobrevivência dos mesmos. Numa área natural, onde os estercos podem receber pouca luminosidade pela presença de árvores, arbustos e herbáceas, os fungos que lançavam seus esporângios em direção à luz possivelmente tinham mais sucesso e sobrevivência, quando comparado com os outros fungos que simplesmente lançavam seus esporângios em qualquer direção.

Como este fungo precisa passar pelo trato digestivo dos animais pastejadores (geralmente daqueles que se alimentam de gramíneas) - pois eles se desenvolvem em esterco fresco - atirar em direção à luz pode ter possibilitado exatamente esta relação. As gramíneas ocorrem em áreas abertas e estão constantemente expostas ao sol ao longo de todo o dia, diferentemente das regiões onde há mais florestas e as gramíneas são praticamente inexistentes. Assim sendo, atirando em direção à luz, os esporângios tem maiores chances de serem ingeridos pelos pastejadores, pois podem cair exatamente nas gramíneas!

Fonte: Science Buddies
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates