Ciclope do mar: fotos do tubarão de um olho só

O tubarão ciclope é uma exceção no mundo animal. Embora rara, a "ciclopia" é uma verdadeira anomalia de desenvolvimento em que apenas um dos olhos se desenvolve. Fetos humanos são muitas vezes afetados, como em um caso de 1982, em Israel, que foi relatado em 1985 no British Journal of Ophthalmology. Nesse caso, uma menina nasceu sete semanas mais cedo sem nariz e apenas um olho no centro do rosto. A criança, que viveu apenas 30 minutos após o nascimento, também tinham anormalidades cerebrais graves. Do mesmo modo, o ciclope do mar, é apenas produto de uma mutação.





Fotos: Pisces Fleet Sportfishing [Empresa de pesca/ecoturismo]

Em 2006, um gato nascido com um olho e sem nariz (uma condição rara chamada holoprosencefalia), criou uma polêmica nas organizações de notícias e blogueiros, que tentavam determinar se as fotos bizarras do animal eram reais. Um veterinário confirmou a condição do gatinho. "Cy", como o gato era conhecido, viveu apenas um dia. Os restos foram vendidos para o museu criacionista Lost World Museum.

Em meio à evolução das montagens de imagens, filmes e o tão famoso photoshop, fica difícil acreditar se de fato tal bicho seja real. Porém, o tubarão ciclope foi encontrado na barriga de uma mãe grávida de tubarão -escuro apanhado por um pescador comercial no Golfo da Califórnia. Os pesquisadores examinaram a criatura preservada e descobriram que seu único olho é feito de tecido óptico funcional. É improvável, porém, que a criatura mal formada teria sobrevivido fora do útero.

De acordo com Seth Romans, um porta-voz da Fleet, Galvan Magana e seus colegas irão publicar um artigo científico sobre a descoberta.

Romans disse ao LiveScience que o pescador que pegou o estranho tubarão está "espantado e fascinado" pela atenção que sua captura tem atraído. [Leia mais no LiveScience].
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates