A comunicação das aves pode ajudar cientistas a entenderem a evolução da linguagem humana

Um novo método de decodificação som de aves, por meio de grandes conjuntos de gravações, podem ajudar tanto especialistas quanto observadores de aves amadores a identificar quais aves estão presentes em determinada área, dizem os pesquisadores. Os cientistas desenvolveram uma técnica de análise e classificação automática para os sons das aves e testaram usando gravações da biblioteca britânica 'Sound Archive' e outras coleções de áudio online.

A análise, descrita quinta-feira (17 de Julho de 2014) na revista PeerJ, classifica os tipos de aves de acordo com seus sons e ajuda a identificar quais as aves estão 'falando' umas com as outras. "A classificação automática de sons de pássaros é útil quando se tenta entender quais e quantas aves você podem estar em um único local", o pesquisador Dan Stowell, um cientista da computação da Universidade Queen Mary de Londres, disse em um comunicado. 

Aves que cantam compartilham semelhanças com a linguagem humana, mesmo que eles tenham evoluído de forma independente, disse que Stowell. Como seres humanos, jovens pássaros envolvem-se na aprendizagem vocal, acrescentou. 


Ao estudar o canto dos pássaros, os cientistas esperam compreender como a linguagem humana evoluiu. O sistema automatizado faz com que seja mais fácil de construir um grande conjunto de evidências para apoiar estes estudos, disse que Stowell. Em um concurso público, com milhares de gravações de mais de 500 espécies de aves do Brasil, o novo sistema de classificação tive o melhor desempenho em comparação com outros classificadores de áudio.

Agora, os pesquisadores estão trabalhando no desenvolvimento de maneiras de transcrever todos os sons das aves à partir de uma gravação - compreender como elas se comunicam. "Não queremos apenas ver quem está falando, mas, ver quem está respondendo e que relações as aves apresentam, como por exemplo, que está dominando a conversa", disse Stowell.
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates