Estudo revela 180 organismos marinhos biofluorescentes, incluindo tubarões e raias

Pesquisadores estudando barreiras de corais em busca de corais biofluorescentes também descobriram um tubarão que reflete certa luz, junto com uma arraia, enguia e outros peixes. O estudo usou iluminação e câmeras de filtros especiais, o que possibilitou a identificação de mais de 180 espécies de peixes marinhos que exibem biofluorescência.

Para quem não sabe, a biofluorescência é diferente de bioluminescência (luz originada através de reações químicas do organismo) e fluorescência (luz refletida pelos organismos, visível à olho nu). A bioluminescência  é um mecanismo no qual elétrons contidos em determinadas proteínas absorvem a luz em um comprimento de onda e a reemitem em um comprimento de onda menos energético. Utilizando filtros especiais, os humanos podem ver tal fluorescência em tons de vermelho, verde ou laranja, e foi isso o que os pesquisadores fizeram.

A bioluminescência é visível pelo olho humano, mas, a biofluorescência não é.

Veja o vídeo abaixo e impressione-se com as imagens belíssimas do estudo.


Já que não podemos ver a biofluorescência, já parou para pensar em quantas espécies de animais com cores e padrões interessantíssimos podem apresentar essa característica? Será que anfíbios ou répteis podem apresentá-la também?
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates