A primeira Lei de Mendel: Hereditariedade

Gregor Mendel foi um austríaco e monge e suas descobertas, feitas através do famoso experimento com ervilhas realizado no mosteiro onde ele vivia, foram de grande importância no conhecimento das características básicas e essenciais dos organismos: os mecanismos da hereditariedade. Suas experiências foram muito significantes complementando os conhecimentos sobre a Teoria da Evolução que havia sido proposta antes.

O experimento de Mendel com as ervilhas teve tanto sucesso porque a espécie que ele escolheu, a ervilha Psim sativum, é de fácil cultivo e possui um ciclo de vida muito curto, com flores hermafroditas e que reproduzem por autofecundação, além de possuírem características constratantes, sem fenótipos intermediários: amarela ou verde, lisas ou rugosas, altas ou baixas, flores púrpuras ou brancas, etc.


Ele identificou sete características nessa espécie através de uma análise criteriosa e considerou um número apreciável de indivíduos de várias gerações para cada característica. Antes de iniciar os cruzamentos, ele teve um cuidado muito importante escolhendo os indivíduos puros resultantes de 6 gerações, para confirmar que os indivíduos originariam somente indivíduos semelhantes a eles mesmos e entre eles mesmos.

Quando Mendel realizou a fecundação cruzada, pegando a parte masculina de uma planta de semente amarela com a parte feminina de uma planta de semente verde (geração parental, ou P), ele observou que os descendentes, que chamou de geração F1, eram somente de sementes amarelas. Posteriormente, na geração F2, quando ele cruzou esses indivíduos, ele observou que a proporção dos indivíduos era de 3 sementes amarelas para 1 verde (3:1).

Com esses dados, Mendel então considerou que as sementes verdes eram as recessivas e as amarelas eram as dominantes. Fazendo uma mesma análise para as outras características dessa espécie, como característica lisa, rugosa, cor das flores, etc, ele concluiu que em todos os casos havia a mesma proporção de 3:1.

Por conta desses dados, ele deduziu que:
> As características hereditárias são determinadas por fatores herdados dos pais e das mães na mesma proporção;
> Tais fatores se separam na formação dos gametas;
> Indivíduos de linhagens puras possuem todos seus gametas iguais, ao passo que híbridos produzirão dois tipos distintos, também na mesma proporção.
Deste modo, podemos dizer que a Primeira Lei de Mendel é enunciada da seguinte forma: Cada caráter é determinado por um par de fatores genéticos denominados alelos. Estes alelos, na formação dos gametas, são separados. Desta forma, pai e mãe transmitem apenas um para seu descendente.
Fonte: Brasil Escola.
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates