Novidade: peixe é capaz de mudar de cor rapidamente

Os camaleões e polvos são conhecidos por suas rápidas mudanças de cor, mas peixes? Acontece que pelo menos uma espécie de peixe do gênero Gobio é também uma artista de mudança rápida de cor.

Houveram relatos de góbios e outros peixes de poças de maré que são capazes de mudar as cores, mas os cientistas tinham ignorado esse comportamento até recentemente. Um estudo publicado dia 15 de outubro (2014) na revista PLoS ONE é o primeiro a medir essa habilidade em um peixe, o góbio rockpool (Gobius paganellus). A nova pesquisa mostra que o uso de mudança de cor para se camuflar pode ser mais comum no reino animal do que se pensava.

Góbio rockpool em meio às algas. Foto: Jack Sewell


Habitat de poças de maré do góbio é um ambiente desafiador para um pequeno peixe. Há uma ampla gama de poças de diferentes origens, e as marés e as ondas podem empurrar os animais sobre eles rapidamente. Para os peixes que desejam ficar escondidos dos predadores que utilizam a zona intertidal como buffet pessoal, tais como aves e peixes maiores, isto pode ser um problema.

Pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, liderada por Martin Stevens, pensaram que os góbios podem se beneficiar por serem capaz de rapidamente mudar de cor e se camuflar em tal ambiente. Eles descobriram que o góbio rockpool pode mudar sua cor e brilho e se misturar com diferentes substratos. E o que é mais interessante é que eles podem realizar a mudança em menos de um minuto.

Stevens e seus colegas coletaram góbios rockpool de poças de maré em Cornwall, Reino Unido, e colocaram-os em bandejas cheias de água do mar com fundos de brilhos diferentes (preto ou branco) e cor (vermelho ou azul) e registraram o que aconteceu.

Os pesquisadores descobriram que os góbios tentaram combinar a sua cor com a cor do fundo, tornando-se mais brilhante em fundo branco, mais escuros em fundos pretos, mais vermelhos contra fundos vermelhos e um cinza mais escuro no fundo azul.

"A velocidade da mudança veio como uma surpresa", diz Tom Sherratt, um biólogo da Universidade de Carleton, em Ontário, Canadá, que não estava envolvido na pesquisa. "Mas eu acho que qualquer peixe que levou muito tempo para se misturar com o fundo iria rapidamente tornar-se o almoço", ele acrescenta. "As descobertas são uma maravilha porque mais espécies não podem mudar de cor na forma como góbios fazem!"

Um peixe de uma cor diferente
"Inicialmente, eu pensei que os góbios iriam mostrar as mudanças mais dramáticas para o brilho, porque eles não são animais especialmente coloridos até você vê-los de perto", diz Stevens. "Mas o nosso estudo sugere que a cor pode realmente ser mais importante porque encontramos o nível de mudança de cor foi mais forte do que a de brilho."

Os góbios possuem habilidades de camuflagem que sugere que alguns tipos de cores são mais fáceis de assumir que outros. Por exemplo, o peixe ficou vermelho contra um fundo vermelho, mas não pôde corresponder a um fundo azul. Azul é raro em seu ambiente familiar, diz Stevens, mas há muitos objetos vermelhos, tais como algas vermelhas, pedras marrom-avermelhadas, corais. Por isso, é provavelmente mais importante para estes góbios ser capaz de ficar vermelho do que azul.

Enquanto góbios não mudam de cor tão rapidamente como camaleões ou polvos, Stevens diz que as habilidades de mudança de cor do peixe são bastante diferenciadas. "Eles são capazes de alterar o brilho independentemente da cor e vice-versa", diz ele.

Devi Stuart-Fox, uma zoóloga da Universidade de Melbourne, na Austrália, que não estava envolvida no estudo, ficou impressionada com o uso dos métodos de estado-da-arte utilizado por Stevens nas análises das imagens para medir a mudança de cor dos góbios. "Eles não pararam por aí", diz ela. "Os autores foram depois para estimar se as aves predadoras seriam capazes de detectar as mudanças de cores dos góbios. Eles descobriram que os pássaros não poderiam e isso é o que conta para um góbio", Stuart-Fox explica.

Stevens pretende aprofundar seus estudos sobre esses artistas de camuflagem. Ele gostaria de saber se góbios podem sintonizar sua camuflagem para os sistemas visuais de diferentes grupos de predadores, como peixes e aves, da mesma forma que os camaleões fazem. Por exemplo, góbios podem mudar sua camuflagem na maré baixa para se esconder de pássaros e escolher uma camuflagem diferente para a maré alta para escapar dos peixes predadores? Só mais investigações responderão essa pergunta.
Fonte: Fish Changes Color in a Flash, Scientists Discover, por Mary Bates.
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates