10 lagartos e lagartixas que você precisa conhecer: o décimo é o mais impressionante

Os lagartos constituem um grupo de répteis muito diversificado, em vários aspectos. Eles apresentam uma série de características morfológicas e comportamentos muito curiosas: podem ter chifres, placas espinhosas, ou serem totalmente delgados mas com colorações incríveis. Dentre estas várias espécies, eu separei algumas para vocês conhecerem. Confira:

1. LAGARTO-TATU (Cordylus cataphractus)



É uma espécie da família Cordylidae e possui de 15 a 20 centímetros de comprimento, habitando os desertos do sul da África. Eles possuem escamas pontudas para proteção, são ovovivíparos e se alimentam principalmente de insetos. Vivem em pequenos grupos e estivam durante o inverno.

2. LAGARTO-ESTRELA ou DRAGÃO-PINTADO (Stellagama stellio)


Stellagama é um gênero monotípico de lagartos solitários da família Agamidae. Eles são encontrados na Grécia, Sudeste da Ásia e no Nordeste da África. Podem medir até 40 cm de comprimento e comumente são encontrados paredes rochosas, rochas no chão e troncos, O nome do gênero é de origem grega, de Stelia = estrela, por conta de suas listras e manchas bem claras.

3. LAGARTO-ARCO-ÍRIS (Agama sp.)


Os lagartos-arco-íris são um complexo de espécies de cores diversas, onde o tom de azul e vermelho predominam. Alguns possuem a cabeça muito vermelha, como este da foto, e outros possuem uma cor laranja ou um vermelho mais claro. Além disso, é muito evidente um degradê no azul que começa mais escuro na região dorsal e na ponta da cauda termina mais claro. Eles possuem de 15 a 30 cm de comprimento e ocorrem na região do sub-Saharan, na África.

4. LAGARTIXA-DE-RABO-DE-FOLHA-GIGANTE (Uroplatus fimbriatus)


Os geckos, um tipo diferenciado de répteis da ordem Squamata (família Gekkonidae), conhecidos como lagartixas, são muito diversificados e inclusive muito cobiçados como pets. Eles são encontrados em florestas tropicais do mundo todo e possuem olhos extremamente grandes sensíveis 350 vezes mais à luz do que qualquer olho humano.

5. LAGARTIXA-DE-CAUDA-ESPINHOSA (Strophurus wellingtonae)


Esta é outra espécie de lagartixa muito conhecida, especialmente pelos admiradores de répteis, por conta de sua cauda com vários espinhos, o que dá o nome comum a ela. Ocorre na Austrália é muito pequena, podendo medir de 8 a 13 cm.

6. LAGARTIXA-SATÂNICA-DE-CAUDA-DE-FOLHA (Uroplatus phantasticus)


De aparência curiosa, cheia de espinhos e um corpo que é muito idêntico a folhas, essa lagartixa chama muito a atenção e é muito cobiçada como pet. Além disso, o que a torna ainda mais ameaçada é o fato dela ocorrer apenas em Madagascar. Assim como as outras, é muito pequena, medindo de 7 a 10 centímetros e pode se camuflar muito bem nas áreas onde existem serrapilheira (camada de folhas, troncos, frutos, sementes e flores que se acumula nos solos das florestas.

7. LAGARTO-DIABO-ESPINHOSO

Encontrado em itsnature.org

Esse lagarto é encontrado comumente nas áreas mais secas e arenosas da região central da Austrália. Ele mede de pouco mais de 10 cm de comprimento e além de seus espinhos por todo o corpo, ele pode mudar de cor e despistar possíveis predadores. Além disso, na parte de trás do pescoço ele tem uma protuberância espinhosa, que lembra outra cabeça. Quando ele se sente ameaçado, ele enterra a cabeça no solo para se proteger, enquanto a protuberância espinhosa fica bem evidente e desencoraja ataques de possíveis predadores.

8. LAGARTO-ANOLIS-DE-ALISON (Anolis allisoni)

Encontrado em herplove.tumblr.com

Essa belíssima espécie de lagarto pertence à família Polychrotidae e ocorre em Cuba, Belize e Honduras. Fêmeas possuem em média 7,5 cm de comprimento enquanto os machos possuem pouco mais de 10 cm e suas cores são mais chamativas, principalmente os tons de azul. Machos possuem uma crista nucal que se eleva quando ameaçados ou quando tentam intimidar outros machos.

9. LAGARTO-CAUDA-DE-ESCUDO (Xenagama taylori)

Encontrado em Pinterest

O lagarto de cauda-de-escudo tem menos de 10 cm e vive em regiões muito quentes da Somália e Etiópia, sendo encontrado principalmente em rochas e terrenos arenosos. Ele é essencialmente insetívoro mas pode se alimentar de sementes e frutos. O dimorfismo sexual nessa espécie é muito evidente: machos são finos e menores, quando reprodutivos possuem coloração azul abaixo da mandíbula e pescoço e possuem poros anais que soltam uma substância amarela quando ameaçados.

10. LAGARTO-DE-CHIFRES (Phrynosoma spp.)


Esses lagartos são sangue nos olhos! Além da aparência um tanto quanto diferente em relação aos lagartos mais comumente conhecidos por nós, eles tem uma estratégia essencialmente única no reino animal: quando ameaçados espirram sangue em seus potenciais predadores, pelos olhos. Essa estratégia é comumente observada quando cães selvagens ou coiotes vasculham rochas à procura destes lagartos nos desertos do México e EUA. E funciona: o sangue espirrado repele grandes predadores. Existem cerca de 15 espécies de lagartos-de-chifres na América do Norte.


Veja, no documentário da National Geographic (NatGeo Wild), esse interessantíssimo mecanismo de defesa em ação:

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates