As plantas estão constantemente expostas às variações do ambiente atmosférico e, assim, perdem água continuamente (por evaporação). O controle dessas perdas é fundamental para a sobrevivência da planta Esse controle entre entradas e saídas de água é denominado Balanço Hídrico.
A água é fundamental nos processos bioquímicos, é o meio onde todas as reações ocorrem. É também, o principal componente dos organismos e suas estruturas. Ex.:
- Plantas - 85-90% de água;
- Cloroplastos e mitocôndrias - 50% de água;
- Frutos - 85-90% de água;
- Folhas 80-90% de água;
- Raízes 70-95% de água;
- Madeira recém cortada - 50% de água;
- Sementes 10-15% de água.
No inicio do século 18, Stephen Hales – observou que as plantas assimilam uma quantidade maior de água do que os animais. Ex: Girassol – absorve e transpira 17 vezes mais água que um ser humano (a cada 24hs). Nos animais ocorre a recirculação de água no corpo, nas plantas, 99% da água é absorvida nas raízes e liberada para o ar na forma de vapor.
- Transpiração
- Gutação
Qual o objetivo da transpiração e gutação?
- Transpiração é um processo que ocorre nas plantas com vista a dissipar o calor proveniente da radiação solar (porque as moléculas de água que se libertam têm uma energia superior à média das moléculas de água da planta, enquanto que as que ficam têm uma energia inferior). A gutação é também a perca de água para dissipação do calor na planta, mas é perdida na forma líquida, em pequenas gotículas.