Invenção permite que humanos respirem como peixe


O inventor israelense Alan Izar-Bodner desenvolveu uma forma para os mergulhadores respirarem debaixo d’água sem tanques de oxigênio pesados: seu novo aparelho faz uso de ar que é dissolvido em água, do mesmo jeito que os peixes fazem.

O sistema utiliza a “Lei Henry”, que afirma que a quantidade de gás que pode ser dissolvida em um líquido é proporcional à pressão sobre o líquido. Se você aumentar a pressão, mais gás pode ser dissolvido no líquido.

Já se você diminuir a pressão, o gás dissolvido no líquido é liberado. Isso é exatamente o que acontece quando você abre uma lata de refrigerante; o gás dióxido de carbono é dissolvido no líquido e está sob pressão na lata. Ao abrir a lata, você libera a pressão, e o gás.

O novo “Sistema Bodner” aparentemente usa uma centrífuga para reduzir a pressão na parte de uma pequena quantidade de água do mar. Assim, o gás dissolvido é extraído.

O aparelho é adaptado para fornecer ar respirável. Ele tem um meio de entrada para extração de uma quantidade de água, um separador para separar o ar dissolvido a partir da quantidade de água, obtendo assim o ar respirável. O aparelho inclui ainda uma saída para expelir a água separada de volta ao corpo de água, e uma saída para remover o ar respirável depois que você o utilizou (a ar é fornecido de modo a permitir que seja expulso de volta para o corpo de água depois de ter sido respirado).

Muitos filmes e histórias já pensaram em meios do homem respirar debaixo d’água. Desde que começamos a nadar, há muito tempo atrás, esse tem sido um grande desafio. Agora, podemos dizer que temos um aparelho digno de ficção científica para realizar tal desejo.[LiveScience]



© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates