Lembra da rã que foi declarada como o menor vertebrado do mundo? Para alguns especialistas ela não é. A decisão de qual é o menor vertebrado que existe está gerando muita discussão. A minúscula rã encontrada recentemente não alcança o tamanho de uma moeda de um centavo, mas um cientista afirma que essas criaturas diminutas não têm tamanho recorde. Em vez disso, ele defende um que um peixe é o menor vertebrado.
A rã recém-descoberta Paedophryne amanuensis, de 7,7 milímetros de comprimentos, recebeu o título de menor vertebrado. No entanto, um peixe do gênero masculino, Photocorynus spiniceps, pode medir até 0,8mm a menos do que essas pequenas rãs e merecem o título, de acordo com Ted Pietsch, da Universidade de Washington.
Acontece que há mais de uma maneira de medir um vertebrado. As medições da rã se referem à média de tamanho dos indivíduos maduros, enquanto o tamanho do peixe pescador se refere ao menor indivíduo da espécie encontrado.
A menor das rãs recentemente identificadas mede 7mm da ponta do focinho ao rabo. Já o menor dos peixes machos foi descrito em 2005 medindo 6,2mm do focinho à nadadeira caudal – 11% menos do que a rã. [LiveScience]
Tweetar
Siga @Euquerobiologia