Ovo fossilizado de dinossauro revela que eles eram habitados por vespas


A descoberta de casulos de vespas antigas dentro de um ovo fossilizado de dinossauro sugere que esses insetos eram parte importante da cadeia alimentar na Era dos Dinossauros.

Os casulos foram escontrados em um ovo de titanossauro (um dos maiores dinossauros que habitaram a Terra) de uma coleção de cinco ovos que foram encontrados em 1989 na região da Patagônia, na Argetina.

Mas foi apenas recentemente que os cientistas descobriram que um dos ovos quebrados continham pequenas estruturas em forma de salsicha. Essas estruturas de poucos centímetros seriam de um inseto próximo as vespas modernas.

As vespas podem ter sido indispensáveis para os dinossauros. Os cientistas acreditam que elas causavam pequenas fraturas na casca dos ovos, se alimentando da parte da gema que estava apodrecendo e a limpando.

A presença de vespas sugere que uma comunidade complexa de invertebrados se desenvolveu em torno dos ovos podres de dinossauro, já que os insetos estão no topo da cadeia alimentar decompositora.Vespas e necrófagos teriam ajudado também na limpeza de ninhos, eliminando possíveis patógenos. [LiveScience]


© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates