Cientistas descobrem que mosquitos rejeitados podem se tornar alcoólatras


Um grupo de pesquisadores publicou um estudo sugerindo que os mosquitos machos do gênero Drosophila buscam refúgio no álcool quando se sentem rejeitados pelas fêmeas. Embora pareça engraçado — e até mesmo poético —, o descobrimento é bastante revelador.

Os pesquisadores descobriram que as duas atividades — embriagar-se e fazer sexo — estão relacionadas a uma substância produzida pelo cérebro dos insetos, o neuropeptídeo F, que atua como uma espécie de recompensa. Os pesquisadores observaram que, se os mosquitos deixam de experimentar a sensação de recompensa oferecida pelo sexo, os níveis do neuropeptídeo F diminuem, levando-os a buscar um substituto para essa reação bebendo álcool.

Insetos e mamíferos
Os mamíferos também produzem uma substância semelhante, o neuropeptídeo Y, e existem estudos clínicos que sugerem que suicidas e pessoas que sofrem de stress pós-traumático normalmente apresentam baixos níveis desse componente.

Cursos Online 24 Horas - Cursos 100% Online com CertificadoOs pesquisadores acreditam que pode existir um sistema responsável por regular o nível de recompensa em ambos os tipos de animais — mamíferos e insetos. Quando o nível se encontra abaixo do normal, os seres buscam outras formas de se reestabelecer, muitas vezes através do uso de álcool ou drogas.

Embora seja tentador sugerir que o mesmo pode ocorrer com humanos, ainda não foi possível comprovar a relação entre essa substância química e o nosso organismo, mas existem experimentos clínicos testando essa substância para tratar vícios e transtornos de comportamento.


© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates