O Reino dos Felinos - Documentário

Uma jaguatirica - felino presente na América do Sul
Os felinos fazem parte da grande família de mamíferos carnívoros, que vai desde o gato doméstico até o leão, o rei da selva. Todos apresentam garras longas e encurvadas e alguns deles possuem unhas retrateis, ou seja, quando o animal as encolhe, elas são envolvidas pelas dobras da pele. 

As patas da frente têm 5 dedos e as de trás 4. Todos são privilegiados de um ótimo olfato, audição aguda e a capacidade de enxergar muito bem durante a noite. Possuem mais de 500 músculos e mantém o controle sobre todos. Sua espinha é bastante flexível, o que lhes permite subir em árvores com facilidade.

A alimentação é constituída basicamente de pequenos mamíferos, roedores e aves. Habitam todos os continentes, exceto a Antártida e Oceania. Os felinos brasileiros de algum modo estão ameaçados de extinção. Com a crescente distribuição dos ecossistemas e conseqüentemente da vida selvagem, a criação em cativeiro uma importante estratégia para a conservação das espécies.

Mas como o documentário é sobre a áfrica... vamos falar dos guepardos...

GUEPARDO (Aciononyx jubatus)
Esse animal corre muito: pode alcançar a velocidade de 110 quilômetros por hora. Mas um bom cavalo pode superá-lo. Sua especialidade é o ataque de surpresa. Como se surgisse do nada, ele cai sobre um rebanho que pasta e mesmo animais ágeis como a gazela, o antílope, a zebra, o avestruz e o gnu não podem escapar.

Geralmente prefere caça pequena. É um animal solitário, embora às vezes cace aos pares. Sua velocidade é uma proteção. Talvez, por isso, não tenha medo do homem, sendo facilmente domesticado. Os sultões da índia tinham centenas deles e usavam como cães de caça. Há muito desapareceram da Ásia e hoje são raros na África.

Com um treinamento hábil, o guepardo pode tornar-se uma companhia afetuosa. Tem a agilidade dos grandes felinos. Seu parentesco com eles mostra-se na pequena cabeça redonda, pelagem e grande cauda malhada. contudo, pelas longas pernas, garras não-retráteis de latido, assemelha-se a um cão. A fêmea produz de dois a cinco filhotes, duas vezes ao ano. Não se reproduz bem em cativeiro.

Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae

- Características:
Comprimento: 1 metro e meio, mais 60 cm para a cauda
Altura: 60 cm
Peso: 55 quilos

Os guepardos são bichos admiráveis. Nenhum mamífero é mais veloz do que eles. Podem alcançar a incrível velocidade de 110 quilômetros por hora em apenas três segundos. É o equivalente a aceleração de um carro da Fórmula 1.

Tamanha explosão muscular custa caro. Como um corredor de curta distância, o guepardo é rápido, mas tem pouca resistência. Ele gasta tanta energia correndo atrás da presa que fica extenuado. Depois de 30 segundos de perseguição, não tem força nem pra comer na hora. Aí, chega outro bicho e pronto: metade da refeição é sempre roubada.

Cursos Online 24 Horas - Cursos 100% Online com CertificadoE assim vai vivendo uma rotina sem excessos. Só mesmo o excesso de velocidade. O guepardo come o suficiente para continuar leve, ágil, para vencer distâncias. 

E, quem sabe, para vencer um desafio com a ciência. Filhotes estão sendo treinados para uma experiência audaciosa. Eles ficarão tão dóceis que, um dia, poderão conviver até com pessoas cegas ou com aquelas que têm outro tipo de deficiência. Será uma troca enriquecedora de afeto e sensibilidade entre o homem e a fera. Antigamente, o guepardo era usado como cão de caça na Ásia e na Europa. 

Cão ou gato? Nem a ciência sabe dizer. Ele pode ser domesticado, como os cães. Têm a agilidade dos felinos e possui um olfato curioso.

Temos ainda outros felinos africanos, mas você terá que ver o vídeo para saber mais!
Faça uma pipoca e se prepare para longos 70 minutos de muita emoção, cenas belíssimas e muita informação científica.


E ai, curtiu o vídeo? Então curta o blog no Facebook, clique AQUI!

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates