Caranguejo ermitão terrestre socializa para roubar conchas


Animais sociais geralmente se reúnem para se protegerem, se acasalarem ou para capturar presas maiores, mas a Universidade da Califórnia, em Berkeley, através do departamento de Biologia, descobriu que o caranguejo ermitão faz de tudo para chutar outro caranguejo fora de sua concha e se mudar para uma casa maior.

Os caranguejos ermitões terrestres se apropriam das conchas de caracóis abandonadas e as tornam suas casas. Porém muitas vezes as conchas vazias estão cheias de terra e não conseguem entrar nelas, sendo assim, acabam retirando outros caranguejos de suas conchas, pois podem remodelar suas conchas, algumas vezes dobrando o volume interno. Isso proporciona mais espaço para crescer, mais espaço para os ovos - às vezes milhares de ovos a mais - e uma proteção para arrastar enquanto se desloca.

Como as conchas de caracol vazias são raras em terra, a melhor esperança de se mudar para uma nova casa é expulsar os outros fora de suas conchas, reformando-as, disse Mark Laidre, pós doutorando na U. C. de Berkeley e Miller que relataram este comportamento incomum na edição deste mês da revista Current Biology .

Quando três ou mais caranguejos terrestres se reúnem, eles rapidamente atraem dezenas de outros ansiosos para disputar a nova concha. Eles normalmente formam uma linha de batalha, do menor para o maior, cada um segurando o caranguejo na frente dele, e, uma vez que um caranguejo infeliz é arrancado de sua concha, ao mesmo tempo os outros movem-se para conchas maiores.

"O que será arrancado da concha fica com a menor concha, e muitas vezes ele não pode se proteger usando-a", disse Laidre, que está no Departamento de Biologia Integrativa. "Então é passível de ser comido por qualquer coisa. Para caranguejos ermitões, realmente sua sociabilidade impulsiona predação."


Laidre diz o comportamento dos caranguejos incomum é um raro exemplo de como evoluir para aproveitar um nicho especializado - neste caso, a terra, contra oceano - levou a um subproduto inesperado: a socialização em um animal que é tipicamente solitário.

"Não importa o quão exatamente os inquilinos ermitões modificam suas conchas, eles exemplificam um importante e óbvio fato, a verdade da evolução: os seres vivos vêm alterando e remodelando seus arredores ao longo da história de vida", escreveu o biólogo evolucionário Geerat J. Vermeij em um comentário na mesma revista. Durante décadas, Vermeij estudou como o comportamento do animal afeta a sua própria evolução - o que os biólogos determinam como "construção nicho" - ao contrário da ideia bem conhecida darwiniana de que o ambiente afeta evolução através da seleção natural.

"Os organismos não são apenas peões passivos sujeitos aos caprichos seletivos de inimigos e aliados, mas participantes ativos na criação e modificação de seu interno, bem como as suas condições externas de vida", concluiu Vermeij.

A maioria das espécies ( cerca de 800 espécies) de caranguejo ermitão vivem no oceano, onde conchas de caracol vazias são comuns por causa da prevalência de predadores caranguejos com pinças, baiacu, dentre outros.

Em terra, no entanto, as conchas apenas disponíveis provêm de caracóis marinhos jogados em terra por ondas. Sua raridade e ao fato de que alguns predadores terrestres podem romper essas conchas para chegar ao caranguejo eremita, pode ter levado os caranguejos a remodelar as conchas para torná-los mais leves e mais espaçosos, disse Laidre.

A importância de conchas remodeladas tornou-se evidente depois de uma experiência em que ele puxou caranguejos de suas casas e, ofereceu-lhes conchas de caracol recém-desocupadas. Nenhum sobreviveu. Aparentemente, ele disse, só os mais pequenos caranguejos aproveitam cascas novas, uma vez que apenas os pequenos caranguejos ermitões podem caber dentro das conchas não modeladas. Mesmo se um caranguejo caiba dentro da concha, ele ainda deve gastar tempo e energia para escavar para fora, e isso é algo que caranguejos de todos os tamanhos preferem evitar, se possível.

O trabalho foi financiado pelo Instituto Miller da Universidade da Califórnia - Berkeley



© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates