Cegonha bico de sapato - (Balaeniceps rex)


Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Balaenicipitidae
Gênero: Balaeniceps
Espécie: Balaeniceps rex

CARACTERÍSTICAS:
Envergadura: 2,60 m
Altura: 1,20m

O bico dessa ave é tão grande, grosso, largo e comprido que dá à sua cabeça o formato de uma cabeça de cetáceo, mais de marsuíno que de baleia, pois é curvada para cima e fendida quase até os olhos! Não se sabe para que serve esse bico enorme, pois a ave se alimenta de peixes e, rãs que pesca em águas rasas ou mesmo no lodo.

A cegonha bico de sapato vive numa região do centro da África, no interior dos imensos pântanos de papiros e juncos que margeiam o Nilo Branco e seus afluentes. É uma ave pernalta de pernas negras, dedos longos e plumagem cinzenta. Tem uma crista de plumas normalmente baixada, mas que levanta quando a ave está excitada. O bico é esverdeado e os olhos grandes e amarelos. Essa ave é ativa durante a noite e passa o dia dormindo, sobre uma perna só e com o incômodo bico pousado sobre o peito.


Medrosa, foge voando ao menor sinal da presença do homem. Seu ninho é construído no alto dos juncos ou sobre plantas flutuantes. Nesse ninho a fêmea põe um ou dois ovos acinzentados.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

Veja um vídeo rápido desta espécie na África, em seu ambiente natural.


Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates