Liolaemus nigromaculatus - Redescoberta após 179 anos

(Crédito: Jaime Troncoso-Palacios)
A iguana de árvore (Liolaemus) é um dos gêneros mais diversos de lagartos do mundo, com 230 espécies descritas. Dentro destes se tam a Liolaemus nigromaculatus - a segunda espécie descrita do gênero Liolaemus - geralmente mencionada nos guias de campo, linhas de base de projetos, artigos científicos, resenhas e ainda é a espécie nominal do grupo de lagartos nigromaculatus... mas sempre a mesma pergunta se repete: Qual é a espécie e qual sua localidade?

Após uma investigação longa e abrangente, dois biólogos chilenos, Jaime Troncoso-Palacios, Universidad de Chile e Carlos F. Garin, Pontificia Universidad Católica de Chile, revelam os mistérios em torno das espécies, mostrando que iguana L. nigromaculatus foi de fato descrita através de um macho juvenil da espécie, atualmente conhecido como L. bisignatus. Este espécime foi coletado no Chile pelo médico e naturalista Franz Ferdinand Julius Meyen em sua viagem ao redor do mundo durante 1830-1832. Embora ele descreve em detalhes sua jornada em um de seus livros, especialmente esta informação nunca foi usada em uma tentativa de esclarecer a origem das espécies. Na verdade, não há atualmente um amplo consenso de que a localidade-tipo é Huasco (norte do Chile), uma localidade nunca visitada por Meyen!

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

"Para a primeira vez, fomos capazes de identificar a área em que Meyen coletou as L. nigromaculatus. Nós estabelecemos através de escritos do próprio Meyen e o estudo das espécies de Liolaemus que habitam nas localidades que visitou. A iguana L. nigromaculatus foi coletada no transecto ou arredores entre Puerto Viejo e Copiapó, no Atacama (Chile) ", explica Jaime Troncoso-Palacios.

Para a caracterização do holotipo da L. nigromaculatus, os autores utilizaram fotografias digitais de alta resolução fornecidas pelo Sr. Frank Tillack (Museum für Naturkunde).O uso de fotografias digitais de espécimes tipo provou ser uma ferramenta poderosa e útil para esclarecer questões taxonômicas confusas. O estudo foi publicado na revista de acesso aberto ZooKeys.


Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates