Enterobíase ou Oxiuríase - Enterobius vermicularis

Ovos de Enterobius vermicularis - clique para ver a legenda
Enterobíase ou Oxiuríase
É uma verminose intestinal causada pelo nematóide Enterobius vermicularis ou Oxyuris vermicularis que se localiza preferencialmente no ceco, apêndice, reto e ânus. Os vermes adultos são cilíndricos, de cor branca, sendo que as fêmeas medem cerca de 1 cm de tamanho (8 a13 mm) e possuem a cauda longa e afilada. Os machos medem cerca de 3 a 5 mm de tamanho e tem sua extremidade posterior enrolada no sentido ventral. Em ambos os sexos, na extremidade anterior, observam-se duas expansões denominadas asas cervicais.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado


Manifestações clínicas
O parasitismo leve por E. vermicularis é geralmente assintomático. O sintoma mais frequente é o prurido anal noturno, causado pela presença das fêmeas na pele desta região, produzindo irritabilidade, desconforto e sono intranquilo. O prurido intenso leva o indivíduo a coçar-se e a produzir escoriações na pele, que abrem caminho a infecções bacterianas.

Nas mulheres, o verme pode migrar para a vulva e vagina, causando prurido vulvar e corrimento vaginal, e salpingite. As manifestações digestivas registradas são náuseas, vômitos, dores abdominais, tenesmo e raramente evacuações sanguinolentas. Pode ocorrer ligeira eosinofilia (4 a 15% de eosinófilos).


Modo de transmissão
O homem é o único hospedeiro e sua transmissão ocorre pessoa a pessoa ou por fômites. Os ovos se tornam infectantes em 4 a 6 horas após a postura na região anal e perianal. A transmissão direta levando os ovos do ânus para a boca ocorre por contaminação dos dedos e do depósito subungueal, principalmente em crianças, doentes mentais e adultos com precários hábitos de higiene.

A transmissão do parasitismo de um indivíduo a outro (heteroinfecção) ocorre geralmente pela inalação e ingestão de ovos infectantes presentes na poeira, em alimentos e nas roupas de cama, e em ambientes como os dormitórios coletivos, colégios, orfanatos e creches.

Diagnóstico laboratorial
O diagnóstico laboratorial da enterobíase baseia-se no encontro do parasito e de seus ovos. O método empregado é o do swab anal que emprega fita adesiva transparente aplicada sobre a pele da região, fazendo com que os ovos e fêmeas quando presentes fiquem aderidos à superfície gomada da fita. Essa fita será colocada sobre uma lâmina de microscopia e observada ao microscópio. O exame parasitológico de fezes, mesmo com técnicas de enriquecimento, só revela cerca de 5 a 10% dos casos de parasitismo.


Ovos não embrionados presentes no exame de fezes
Características dos ovos
Os ovos possuem membrana dupla e lisa, são transparentes, com embrião ou uma larva no seu interior. Apresentam o aspecto de um “D”, pois um dos lados é sensivelmente achatado e o outro é convexo.

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates