Orcas - Porque são consideradas assassinas?


NOME POPULAR: Orca ou Baleia Assassina 
NOME CIENTÍFICO: Orcinus orca 
NOME EM INGLÊS: KillerWhale 
LOCALIZAÇÃO: Em quase todos os oceanos 

Como muitos pensam as Orcas não são baleias e sim da mesma família dos golfinhos. É o segundo mamífero com maior distribuição no planeta, ela só fica atrás do Ser Humano. É chamada de baleia assassina pela má tradução de seu nome popular em inglês que é KillerWhale que significa na verdade “matadora de baleia”. 

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado


São animais que possuem uma vida social complexa, ou seja, são animais que vivem em populações com um número bastante grande, e sua comunicação é feita através de sons, além de terem o costume de viajar em formações que podem ser vistas nas superfícies dos oceanos. São descritas como animais ferozes, que se alimentam de tudo, focas, leões marinhos, pinguins, aves marítimas, tubarões e até mesmo outras baleias como as cachalotes.


As características morfológicas que podemos facilmente observar são as manchas brancas que elas possuem em volta dos olhos e a sua barbatana dorsal (que por sinal é a maior do reino animal) e também por serem animais muito grandes. Os machos medem aproximadamente 9,8 à 10 metros com peso entre 9 a 10 toneladas e as fêmeas são menores medindo cerca 8,5 metros e pesando cerca de 6 à 8 toneladas, sua boca possui 50 dentes e sua mordida pode triturar ossos. 

Quando nadam para a caça atingem até 40 km/h. As fêmeas e os machos se tornam férteis a partir dos 15 anos, sua gestação é de 12 meses, e seus filhotes nascem medindo cerca de 2,4 metros e pesando aproximadamente 200 kg, vivendo na natureza até os 30 anos.

Esses animais são muito inteligentes, caçam em grupos e fazem estratégias para caçarem, e essas características de caça são passadas para seus futuros descendentes, onde cada família de orca possui sua própria característica de caça, variando de localização demográfica. 

Hoje esses animais têm sido frequentemente caçados, mais sua caça é ilegal. São vitimas principalmente do Japão, que todos os dias caçam muitos destes animais, por suas barbatanas serem usadas em sua culinária, assim causando um desiquilíbrio na natureza. A Noruega foi a maior inimiga das Orcas, caçando entre 1936 a 1981 cerca de 56 animais por dia. Nos cinemas por muito tempo as orcas foram apresentadas de uma forma bem negativa nos cinemas, foram apresentadas como animais sanguinários que vivem matando seres humanos, mais isso mudou quando foi lançado o filme Free Willy, que mostrava o relacionamento de uma orca macho com os seres humanos, que não se tratava daquela relação de violência como foi mostrada. 

Não foi registrado até hoje nenhum caso de uma orca atacar e se alimentar de um Humano na natureza, mais em 2012 foi apresentado um fato muito triste para o mundo das orcas, no parque aquático Sea World localizado na Florida EUA, durante uma apresentação com uma orca muito famosa e bem adestrada uma catástrofe aconteceu, essa orca na intenção de brincar com sua treinadora, prendeu sua perna na boca e à arrastou para o fundo da piscina, assim causando a morte da treinadora por afogamento. 

São animais muito inteligentes, assim como os demais animais da família Delphinidae, não sendo as “sanguinárias” que o homem tarjou.


Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates