Mamba-verde-oriental - Dendroaspis angusticeps


A mamba-verde-oriental (Dendroaspis angusticeps) é uma serpente arborícola altamente peçonhenta da família Elapidae.

No geral, o corpo da mamba-verde-oriental tem uma coloração verde brilhante e o ventre é amarelo claro esverdeado. Essa é a menor espécie de mamba, medindo apenas 1,4 m de comprimento. O tamanho máximo dessa espécie é 2,4 mas isso é incomum. Machos da mamba-verde-oriental são um pouco maiores do que as fêmeas. A espécie tem duas presas de veneno alargadas fixas à parte da frente da boca e dentes sólidos em ambas as maxilas. Ela tem escamas muito lisas, é fina e elegante, com uma cabeça muito distinta que é longa e retangular; tem uma cauda longa e fina. Seus olhos são de tamanho médio, com pupilas redondas. As escamas dorsais são oblíquas, suaves e estreitas.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

A mamba-verde-oriental é originária da costa leste do sul da África e ocorre em grande parte da África Oriental. É encontrada próximo da costa, abrangendo o oeste da África do Sul, Moçambique, Tanzânia, Suazilândia, e sul-leste do Quênia, sul do Malawi e leste do Zimbábue.

A mamba-verde-oriental é uma espécie arborícola. Muito raramente ela é encontrada no chão, a menos que impulsionada por uma presa ou pela sua necessidade de se aquecer sob sol. Normalmente não é encontrada em terrenos abertos. Áreas densamente florestadas e cobertas de arbustos, assim como florestas sempre verdes, são seus principais habitats. A espécie pode até ser encontrada em florestas densas de montanha até cerca de 1.700 m de altitude. No litoral leste da África é conhecida por entrar nas casas e muitas vezes se abrigar em casas com telhado de palha. Pode até ser encontrada em regiões tropicais ou subtropicais dentro de sua área de ocorrência.

Ao contrário de sua prima muito maior, a mamba-negra, essa mamba é muito tímida e geralmente não é agressiva. Ela sempre evita o confronto com seres humanos ou outros potenciais predadores quando possível, e conta com sua camuflagem ou fogem. É uma serpente rápida, capaz de se mover a uma velocidade de 11 km/h.

É uma espécie diurna que caça durante o dia. Sua dieta consiste principalmente de pássaros, ovos de pássaros, sapos, lagartos, serpentes, roedores e outros mamíferos.

A mamba-verde-oriental é uma serpente especialmente venenosa. Seu veneno consiste principalmente de neurotoxinas, cardiotoxinas, calcicludina e fasciculinas.

A mamba-verde-oriental é uma espécie solitária, exceto durante a época de acasalamento. Os machos encontram fêmeas seguindo uma trilha de cheiro. Os machos competem com outros machos em um ritual de dança ou em uma luta no chão, em que um macho tenta forçar o outro para baixo. Esses combates podem durar várias horas. A corte e acasalamento ocorrem nas árvores. A fêmea põe entre 6-17 ovos. Os ovos geralmente são colocados em um oco de árvore entre a vegetação em decomposição. Depois de um pouco mais de três meses, as jovens mambas eclodem e têm entre 35 e 45 cm de comprimento e são venenosas desde o nascimento. Essa espécie pode viver entre 15-25 anos na natureza. [Terra Selvagem]

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates