O conceito de evolução biológica


A variedade dos organismos no planeta tem fascinado a humanidade ao longo de sua história, porém a origem da vida ninguém sabe explicar ao certo. Em cada sociedade temos várias explicações para a origem dos seres vivos e de suas diversidades.

O que mais é difundido dentre as religiões cristãs é o criacionismo, uma criação do universo por um ser superior (Deus) que está descrita no livro Gênesis, o primeiro da bíblia.


Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

Há cerca de 2 séculos foram surgindo as primeiras explicações científicas para a origem da vida e de toda a biodiversidade. Deste período em diante os cientistas reuniram uma vários registros científicos para explicar a origem dos seres vivos e a diversificação das espécies em todo o planeta.

As conclusões científicas apontam para um único caminho: a Evolução, ou Evolução Biológica.

De acordo com os cientistas, a enorme variedade de espécies viventes se deu graças aos processos de transformações e adaptações destas ao longo de toda a história do planeta.

As idéias mais consistentes sobre a evolução biológica foram propostas por Charles Darwin (1089-1882) e Alfred Russel Wallace (1823-1913), em um grande trabalho em conjunto apresentado na reunião Linnean Society de 1º de julho de 1858. Um ano mais tarde Darwin publicou seu grande trabalho, um dos mais importantes livros da história da humanidade, intitulado On the origin of species by means of natural selection, or the preservation of favoured races in the struggle for life (Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural, ou a preservação das raças favorecidas na luta pela sobrevivência), que ficou conhecido com o título simplificado de A Origem das Espécies.


Neste livro Darwin falou sobre as bases científicas da teoria evolucionista ou o evolucionismo, que trouxe mudanças radicais em relação ao pensamento humano sobre a origem da vida, permitindo uma compreensão da relação entre parentesco de nossa espécie com várias outras espécies biológicas.

O livro de Darwin é considerado um grande marco na história da ciência e podemos dizer que à partir dele, foi tomada uma nova direção na área biológica, já que toda discussão à respeito da origem da vida só faziam sentido quando levado em consideração o contexto evolutivo, como ja dizia o famoso geneticista Theodosius Dobzhansky "Nada na Biologia faz sentido senão à luz da evolução". Isso é claramente entendido, já as espécies que surgiram pela evolução e diversificação de seus ancestrais e isso certamente está refletido nas espécies atuais.

Deste modo, para compreender toda a diversificação dos organismos é necessário sempre voltarmos nossos olhos para a evolução.

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates