Trichiuris trichiura |
Porém, com o passar dos dias soltos no ambiente, os ovos passam a inciar as divisões celulares, orignando duas grandes células, que posteriormente se dividirão até formar uma larva, tornando-se ovos embrionados. Somente os ovos embrionados ingeridos serão infectantes, porque as larvas, após passarem pelo estômago ao chegar no intestino irão conseguir sair dos ovos, alimentando-se no intestino até se tornarem adultas e reproduzirem novamente.
A contaminação pode ocorrer através de mecanismos como mão-boca, contato pessoal ou através ingestão de água e alimentos contento os ovos embrionados. A ingestão de alimentos e água contaminados é a forma principal de infecção.
Altas incidências destes parasitas se concentram em regiões com ausência de tratamentos de esgoto, como favelas e bairros onde o esgoto é jogado livremente nas ruas ou em situações ainda mais precárias como lugares onde há ausência de banheiro, em barracos, etc, o que propicia a sobrevivência dos ovos nestes ambientes úmidos, aumentando a infecção, principalmente em crianças.
Veja mais sobre a Tricuríase (Trichuris trichiura) no slide: