Tricuríase - Trichuris trichiura - PDF / PPT

Trichiuris trichiura
Olá amigos, hoje compartilho com vocês uma apresentação de slides que fiz sobre a doença Tricuríase, causada por um helminto nematóide chamado Trichuris trichiura.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

Esta doença afeta, só no Brasil, cerca de 0,6 milhões de pessoas por ano e isso ocorre pela facilidade com que os ovos deste parasita são encontrados no ambiente. Os parasitas, macho e fêmea, só se desenvolvem dentro já do hospedeiro (homem), porém, eles se reproduzem de forma sexuada e então a fêmea põe vários ovos, que sairão nas fezes. Os ovos que saem nas fezes inicialmente não são embrionados, ou seja, não apresentam nenhuma fase de desenvolvimento inicial da larva.

Porém, com o passar dos dias soltos no ambiente, os ovos passam a inciar as divisões celulares, orignando duas grandes células, que posteriormente se dividirão até formar uma larva, tornando-se ovos embrionados. Somente os ovos embrionados ingeridos serão infectantes, porque as larvas, após passarem pelo estômago ao chegar no intestino irão conseguir sair dos ovos, alimentando-se no intestino até se tornarem adultas e reproduzirem novamente.

A contaminação pode ocorrer através de mecanismos como mão-boca, contato pessoal ou através ingestão de água e alimentos contento os ovos embrionados. A ingestão de alimentos e água contaminados é a forma principal de infecção.

Altas incidências destes parasitas se concentram em regiões com ausência de tratamentos de esgoto, como favelas e bairros onde o esgoto é jogado livremente nas ruas ou em situações ainda mais precárias como lugares onde há ausência de banheiro, em barracos, etc, o que propicia a sobrevivência dos ovos nestes ambientes úmidos, aumentando a infecção, principalmente em crianças.

Veja mais sobre a Tricuríase (Trichuris trichiura) no slide:

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates