Aranha brasileira que invade teias e come fora de casa


O Parawixia bistriata (foto), uma grande aranha que vive nos habitats semi-áridos do sul do Brasil, sabe que quando se trata de viver em uma grande população, a luta nunca é a resposta. Os cientistas sabiam que as comunidades de P. bistriata emergiam de abrigos coletivos ao pôr do sol e construíam teias individuais que serviam como apoio permanente para toda população.

No final da noite, no entanto, um pequeno número de aranhas compartilharam pacificamente a presa de seus vizinhos (outra espécie), um raro exemplo de cooperação entre os aracnídeos. Agora, depois de meses de observação, os pesquisadores desenvolveram um novo modelo que explica as estratégias comportamentais destas aranhas.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

Depois que o sol começa a se pôr, indivíduos de P.bistriata saem em busca de pontos para construir suas teias. Como cada aranha protege seu território, elas são expulsas quando tentam chegar perto de teias de outras aranhas. No início da noite, os intrusos continuam graciosamente seguindo em frente, sabendo que provavelmente vão encontrar uma teia disponível em outro lugar. Mas à medida que a noite avança, os locais abertos se tornam escassos, e as aranhas P. bistriata não recuam quando  elas encontram uma nova população de aranhas residentes que pulam para cima e para baixo para afastá-las. Em vez disso, as aranhas residentes se movem para perto de suas presas capturadas, e os indivíduos de P. bistriata, aparentemente se aproximam com a permissão das moradoras que tentaram espantá-las. Ambas espécies dividem o banquete juntas e depois P. bistriata retorna para seu abrigo.

Os pesquisadores concluíram que as aranhas residentes não defendem agressivamente o seu território, porque a refeição da noite não vale a pena para arriscar suas vidas em uma luta, onde eles publicaram no The American Naturalist. Além do mais, qualquer aranha poderia encontrar-se no outro lado da negociação, na noite seguinte, quando a corrida para o espaço começa novamente.

 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates