Morte espontânea de macho e monogamia de aranha-escura-pescadora

Crédito: Steven K. Schwartz

Para a aranha-pescadora-escura (macho), o preço do amor é a morte. Uma nova pesquisa mostra que o macho desta espécie chamada de Dolomedes tenebrosus (direita) morre logo após o auge da paixão, apesar da fêmea não apresentar agressão visível em seu parceiro.

Os cientistas coletaram os aracnídeos americanos comuns (ver imagem) em parques de Nebraska e fizeram um pouco de observações. Em 25 acasalamentos observados, após o macho ter inserido o esperma no corpo da fêmea usando seu pedipalpo como uma antena, ele imediatamente ficou imóvel e as pernas se enrolaram debaixo dele.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

Os pesquisadores publicaram este fato on-line na Biology Letters dia 31 de maio de 2013. Ao contar a taxa de pulso em abdomens das aranhas fêmeas, os pesquisadores mediram os batimentos cardíacos dos machos parados e confirmaram que eles realmente morreram. Como se a morte não fosse um sacrifício suficiente, os cientistas descobriram que o ato sexual também desfigura o macho. Na maioria da aranhas, parte pedipalpo do macho incha para garantir que o esperma seja completamente inserido na fêmea, e depois ele reduzem ao tamanho normal. Em D. tenebrosus, o pedipalpo permanece enormemente ampliado e provavelmente inútil, mesmo após ter realizado a sua função.

A Teoria Evolutiva prevê a monogamia masculina (monoginia), como o mostrado pela aranha-pescadora-escura quando as fêmeas são maiores que os machos. Animais menores são mais propensos a sobreviverem à períodos de acasalamentos do que os grandes, o pensamento vai, tornando as fêmeas maiores mais escassas do que os machos menores. E isso significa que os machos devem se contentar com apenas uma fêmea. Fiel à teoria, a fêmea aranha-pescadora-escura, cujas pernas estendidas abrangem a palma de um ser humano, tem 14 vezes o tamanho de um macho.

 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates