Pesquisadores inibem infecção pelo vírus Ebola em ratos


A pesquisadora Lisa A. Johansen, da empresa biofarmacêutica Zalicus, e demais pesquisadores, publicaram no dia 19 de Junho de 2013 na Revista Science um artigo com o título "FDA-Approved Selective Estrogen Receptor Modulators Inhibit Ebola Virus Infection" que causou impacto por ser um trabalho extremamente importante que trata do Ebola, um vírus que mata em menos de 24 horas, usado por militares nas guerras como arma biológica.

O vírus Ebola continua a ser uma ameaça significativa para as populações civis e militares como armas biológicas, durante surtos esporádicos, e da possibilidade de importação acidental de regiões endêmicas de indivíduos infectados. Atualmente, não existem terapias aprovadas para tratar ou prevenir a infecção pelo vírus Ebola. 

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

Por isso, a Food and Drug Administration (FDA) realizou em uma incubadora testes in vitro com o uso de drogas específicas e sondas moleculares selecionadas para identificar drogas com atividade antiviral contra a espécie Zaire ebolavirus (EBOV).

A partir desta encubadora em vitro, os pesquisadores identificaram um conjunto de moduladores seletivos dos receptores de estrogênio (SERMs), incluindo clomifeno e toremifeno, que agem como potentes inibidores da infecção EBOV. A atividade anti-EBOV foi confirmada para ambas as SERMs num modelo de infecção em ratos. Esta atividade anti-EBOV ocorreu mesmo na ausência de expressão de receptores de estrogênio detectáveis, e ambos os SERMs inibiram a entrada do vírus após a internalização, o que sugere que o clomifeno e toremifeno não estão agindo através de vias clássicas associadas ao receptor de estrogênio. Em vez disso, a resposta parece ser um efeito fora do alvo em que os compostos interferem com um passo final na entrada viral e provavelmente afetam o desencadeamento de fusão. Estes dados suportam a triagem de drogas aprovadas prontamente disponíveis para identificar terapias para os vírus Ebola e outras doenças infecciosas. Os compostos SERM descritos neste relatório são uma classe imediatamente acionável de drogas aprovadas que podem ser reaproveitados para o tratamento de infecções de filovírus.

Referências:
FDA-Approved Selective Estrogen Receptor Modulators Inhibit Ebola Virus Infection

Sci Transl Med 19 June 2013: Vol. 5, Issue 190, p. 190ra79 
Sci. Transl. Med. DOI: 10.1126/scitranslmed.3005471

 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates