Deixe o bicho quieto - Manejo é coisa séria!

Já parou pra pensar em quantos acidentes as pessoas poderiam evitar se elas fossem cuidadosas, ou melhor, se elas deixassem o bicho quieto onde ele estava?

É muito comum nas aulas de campo pessoas tentarem pegar alguns animais, muitas vezes nem sequer sequer pensam duas vezes, o que costumamos dizer que seja uma influência dos programas de tv, onde o "biólogo" sai correndo atrás do bicho e a qualquer custo, ele o pega!


Cuidado!

Porém todos nós sabemos que não é assim que funciona o manejo de uma espécie, seja ela qual for, deve ocorrer para contemplar algumas necessidades do pesquisador e não é simplesmente pega só por pegar. Ainda assim, muitos não entendem isso e acabam se machucando, e feio.

Os objetivos do manejo de fauna podem diversos e visa a execução de ações, estudos e projetos voltados à manutenção da diversidade faunística, incluindo a proteção e recuperação de espécies ameaçadas e o controle de espécies agressivas e com alto nível demográfico [fonte]. 

O manejo se faz necessário quando:
- Precisa-se realizar um levantamento de espécies (uso de armadilhas para coleta de dados, como sexo, idade, tamanho, peso, etc, por exemplo)
- Há a necessidade de translocação de espécies, ou resgate de fauna, como no caso de áreas que serão alagadas por usinas hidrelétricas
- Se faz necessária o transporte, beneficiamento, e comercialização de produtos da fauna silvestre, como em criadouros, zoológicos, CRAS, etc.

Existem ainda mais finalidades específicas para o manejo de fauna o que denota a sua importância como um instrumento de trabalho e não como uma maneira de diversão, por isso que o manejo é realizado somente em casos essenciais onde o seu uso seja realmente necessário e preciso. Do contrário, quando não há a necessidade de manejo de uma espécie, algo está errado e você pode correr riscos.

Muitos alunos tentam pegar alguns animais, muitos deles aparentemente são inofensivos, como os belíssimos anuros. Eu já vi casos de acidentes com anuros causados por besteira, coisa boba! A pessoa pegou o anuro e não lavou a mão, e posteriormente, distraída roeu as unhas. Como sabemos, eles possuem toxinas na superfície corporal (muco), e estas toxinas podem muito mal, como fez ao colega desavisado.

Porém, antes mesmo de sairmos à campo, foi avisado ao grupo que trabalhava com anuros para lavarem as mãos, para usarem luvas e não colocarem de jeito nenhum a mão na boca. Porém um descuido estragou a nossa viagem de campo e poderia ser algo muito mais sério.

Viu uma aranha gigante, uma serpente, um invertebrado esquisito, etc NÃO PEGUE SEM TER CERTEZA DO QUE É! E, principalmente, NÃO PEGUE SE NÃO FOR REALMENTE NECESSÁRIO!

E você, já viu algum acidente em campo por manejo irresponsável ou sem necessidade? Conte-nos o que já presenciou!
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates