10 tubarões incríveis e ferozes

Os tubarões são animais ferozes por natureza e muitas vezes atacam seres humanos. Porém, por mais que matem pessoas ou as deixem feridas gravemente, os tubarões não possuem culpa alguma, afinal, somos nós que destruímos as suas presas e ainda estamos invadindo o seu habitat.

Nós conhecemos (a sociedade de modo geral) pouquíssimas espécies de tubarões, mas, por incrível que pareça, existem mais de 370 espécies de tubarões em todo o planeta! Só aqui no Brasil são encontradas cerca de 90 espécies. São muitas, não?

Dentre estas diversas espécies, algumas são reconhecidas por seus comportamentos agressivos e pelo modo como atacam ferozmente suas presas e as matam numa velocidade incrível. Assim como são ferozes, eu os acho animais belíssimos e incríveis, mas, não sei se me arriscaria num mergulho tão próximo como muitos biólogos e fotógrafos/cinegrafistas fazem! E você?

TUBARÃO-AZUL
Tubarão-azul (Prionace glauca) Foto: Bruce Rasner / SeaPics.com

Os tubarões-azuis podem comer muito! Seu apetite parece insaciável. Além de anchovas, eles costumam devorar cavalas, sardinhas, aves, focas, tartarugas e lulas. Também podem atacar pequenos barcos de pesca e mergulhadores, porém, só o fazem quando ameaçados.

TUBARÃO-LIMÃO
Tubarão-limão (Negaprion brevirostris) Foto: James D. Watt / SeaPics.com

Esta espécie pode predar outras espécies de tubarões e ainda aves marinhas grandes, crustáceos, diversas espécies de peixes, arraias e lulas. Não costuma ser agressivo com humanos, mas quando ameaçado, este grande peixe amarelo não hesita em atacar.

TUBARÃO-MARTELO
Tubarão-martelo (Sphyrna lewini) Foto: Alexander Safonov/Getty

O seu nome ‘martelo’ se dá por conta de sua cabeça num formato curioso, que possui duas grandes extensões planas e laterais. Estas modificações nesta espécie permitem que os indivíduos girem com mais rapidez que outros tubarões. Mede até 4,2 metros de comprimento. Alimenta-se de animais escondidos na areia no fundo do mar.

TUBARÃO-CAÇÃO-MANGONA
Tubarão-cação-mangona (Carcharias taurus) Foto: Peter Pinnock/Getty

O cação-mangona ou tubarão-touro é uma espécie que também é conhecida no litoral de São Paulo como tubarão-cinza. Ele tem um aspecto bastante ameaçador, com fileiras de dentes bem expostos. Pode atingir até 3,2 metros de comprimento. Esta espécie também se alimenta de outros tubarões, além de caranguejos, raias, peixes, polvos, lagostas e lulas.

TUBARÃO-CINZENTO-DOS-RECIFES
Tubarão-cinzento-dos-recifes (Carcharhinus amblyrhynchos) Foto: Josh Friedman

Estes tubarões são ativos durante o dia, mas se alimentam à noite de peixes dos corais, polvos e diversos crustáceos. É uma espécie social que costuma ser bastante curiosa – uma curiosidade já atestada por mergulhadores. Mas quando se sente ameaçado, ele dobra seu corpo até formar um “S”.

TUBARÃO-ANEQUIM
Tubarão-anequim (Isurus oxyrinchus) Foto: Mark Conlin / SeaPics.com

A forma de seus corpos lembra a de um torpedo, conhecidos também como tubarões-mako, e são os tubarões mais velozes do mundo. São predadores agressivos, e, em muitos casos, pescadores relataram que já foram atacados por esta espécie.

TUBARÃO-GALHA-BRANCA
Tubarão-galha-branca (Carcharhinus longimanus) Foto: C & M Fallows

O tubarão galha-branca também conhecido como galha-branca-oceânico é uma espécie que vive em zonas tropicais de águas quentes, podendo chegar até 4 metros de comprimento e pesar cerca de 200 kg. É uma das espécies de tubarão que mais atacam humanos por engano.

TUBARÃO-TIGRE
Tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) Foto: Amanda Cotton

O tubarão-tigre é uma espécie muito comum em diferentes regiões tropicais, encontradas comumente no Nordeste do Brasil. Seu nome se dá por conta das listras escuras que os indivíduos jovens possuem, mas, na medida que crescem, elas vão sumindo. Podem atingir até 6 metros de comprimento. Se alimentam de tartarugas, peixes, lulas e polvos. É muito agressivo mas também muito curioso com os mergulhadores. 

TUBARÃO-BRANCO
Tubarão-branco (Carcharodon carcharias) Foto: Masterfile Corporation/DCL

O tubarão-branco é a espécie mais conhecida dentre os tubarões, reconhecida comumente pela sua agressividade e grande porte, e claro, por ser o tubarão mais perigoso também! É o maior peixe predador do planeta e pode passar dos 7 metros de comprimento e pesar mais de 1 tonelada! Se alimentam basicamente de pinípedes (focas, leões-marinhos e morsas) e ocorrem comumente onde suas populações de presas são mais abundantes.

TUBARÃO-CABEÇA-CHATA
Tubarão-cabeça-chata (Carcharhinus leucas) Foto: Corbis

O tubrão cabeça-chata pode viver tanto no oceano como também em água doce. Mede de 2,5 a até 4 metros de comprimento e seus dentes de formas diferenciadas, possibilitam um ataque preciso em suas presas, matando-as ou arrancando parte delas com precisão. É por isso que muitas vezes seus ataques em humanos causam muitos danos, mesmo com uma pequena mordida. Eles podem subir o rio Amazonas até Manaus, um fato conhecido cientificamente para algumas regiões da África também.
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates