O mais belo faisão do mundo

Você já ouviu falar do mais belo faisão do mundo? Possivelmente não, afinal, esta é uma ave que possui ampla distribuição através das montanhas do Himalaia oriental, sendo encontradas no leste da Índia, China, Butão, Mianmar e Vietnã.

O seu nome é "Temminck’s Tragopan" por conta de seu nome científico Tragopan temminckii. Pertencente à ordem Ghalliformes e família Phasianidae, ela faz parte dos galináceos conhecidos vulgarmente como faisões, devido ao nome da família que caracteriza este grupo de aves.


Os machos são marrons mas possuem penas laranja-vermelho brilhantes e pontos manchados na cor de cinza-pérola. Ainda mais impressionante é a pele pálida-azul vívido do rosto e da pele em cor acácia que pende do pescoço, típico dos machos, tendo um padrão espetacular de mais escuras manchas azul-violeta para baixo no centro, e as marcações vermelhas conspícuas nas laterais. A cabeça e o pescoço são em sua maioria negros, e, como em outros machos, existem dois chifres carnudos projetados acima dos olhos, de cor azul-vívido também.

Em contraste com a variedade de cores extravagantes dos machos, as fêmeas têm a plumagem maçante manchado com preto, marrom e cinza, o permite a camuflagem em seu habitat na floresta. Ambos tragopans temminck, machos e fêmeas, caudas curtas.

Dois machos e suas colorações chamativas

Um macho registrado por uma armadilha fotográfica

E esta é uma fêmea, de coloração diferente, o que lhe permite perfeita camuflagem

Fêmea de Temmininck's tragopan forrageando

Esta diferenciação entre as cores dos machos e fêmeas se dá por conta de um fator muito importante, a seleção sexual. Neste caso, as cores vistosas dos machos indicam, para as fêmeas altamente seletivas, que os machos estão saudáveis, o que é um bom atributo para as fêmeas os escolherem para acasalar. Recomendo a leitura do post "Seleção sexual: o que é?" onde há mais exemplos de aves e suas colorações e a relação destas cores com a evolução das mesmas.

Estes pássaros, esquivos e tímidos, vivem sozinhos ou em pares. Ao contrário da maioria de seus parentes faisões, o faisão Temminck's tragopan prefere construir seus ninhos em árvores, ainda que passa a maior parte do dia no chão alimentando-se de flores, folhas, talos de capim, samambaias, musgos, bagas, sementes e inseto ocasionalmente.

A época de acasalamento do Temminck's tragopan começa em março e dura cerca de um mês. Os machos tentam atrair as fêmeas para o acasalamento inflando a grande mancha de cores vivas na garganta, erguendo os dois longos chifres carnudos acima dos olhos, abanando a cauda e realizando uma exibição de dança impressionante.

Os novos ninhos são geralmente construídos em árvores a poucos metros do chão, mas os ninhos abandonados de outras espécies também são utilizados, por várias vezes, sendo revestidos pela fêmea com folhas, galhos e penas. De três a cinco ovos são postos por reprodução e estes são incubadas durante aproximadamente 28 dias pela fêmea.


Criados exclusivamente pelas fêmeas, os jovens Temminck's tragopan desenvolvem-se rapidamente e são capazes de voar apenas alguns dias após a eclosão. No entanto, a fêmea permanece com os filhotes por cerca de seis semanas, até que eles sejam capazes de se alimentar sozinhos e  aprendam a subir em árvores, mantendo-se seguros de possíveis predadores terrestres, como canídeos e felídeos.


O status de conservação da espécie, conforme a IUCN, é "Pouco Preocupante"

Fonte: ARKive
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates