Rã-touro-africana (Pyxicephalus adspersus)

Você com certeza nunca viu um anuro (sapo, perereca e rã) como este! Esta rã é extremamente curiosa com seus habitos e formas interessantes.

Um anfíbio gigante, a rã-touro-africana (Pyxicephalus adspersus) é a maior espécie de anuro encontrada na África Austral. Os machos podem atingir cerca de 1,5 kg de peso!

Em contraste com a maioria dos outros sapos e rãs, os machos são maiores que as fêmeas. A cabeça é muito ampla, o que possibilita a ingestão de suas 'pequenas' presas.






Na mandíbula, há dois grandes "espinhos" ósseos que auxiliam na alimentação, evitando a fuga de suas presas, que muitas vezes são grandes em relação ao tamanho da rã-touro-africana, como ratos selvagens, aves e alguns outros anfíbios e répteis pequenos. Na verdade a rã-touro-africana come praticamente qualquer coisa, inclusive pratica o canibalismo, mas não é muito frequente.

Quando vão acasalar, os machos se aglomeram em pequenas poças à espera das fêmeas. Os machos maiores ficam no centro dessas poças, onde disputarão a única fêmea que chega em cada poça. A fêmea se aproxima dos machos lentamente, mergulha e reaparece no meio deles. Nesse momento ocorre uma acirrada disputa entre os machos, onde os maiores lutam e podem até matar uns aos outros. O macho maior e mais forte consegue agarrar a fêmea e então realizam o amplexo. Após o amplexo e a fecundação dos ovos, os machos maiores e vencedores da disputa pelas fêmeas ainda deverão lutar novamente pela proteção de seus filhotes e do território (poças), fazendo com que os machos menores fujam.


A rã-touro-africana pode viver cerca de 45 anos! Bacana, não é?
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates