Prédios gigantes do futuro: uma conquista para o meio ambiente, ou não

Todos nós sabemos que os recursos naturais estão sendo consumidos de uma forma exageradamente rápida. Porém, mesmo que seja um pouco tarde, estão surgindo os primeiros projetos de prédios gigantes totalmente diferente dos prédios atuais. Os prédios do futuro vão ser sustentáveis! (Pelo menos aparentemente e pelas divulgações em massa do projeto, eles dizem isso). Sendo assim, como biólogo e futuro conservacionista, gostaria de compartilhar com vocês esta bela notícia que eu vi no blog Creative Greed.


Alguma vez você já se perguntou como os edifícios se parecerão no futuro? Se pararmos para pensar, com certeza os edifícios que temos hoje não deviam ser nada parecidos com o que pensavam as pessoas que viviam 1930. Mas então, como serão os grandes prédios do futuro?

Bem, considerando o fato de que nossos recursos naturais estão se esgotando e a o consumo de energia vem crescendo cada vez mais, há alguma maneira de vivermos confortavelmente e em harmonia com a natureza? 

Um homem prevê as casas do futuro, e parece que ele está recomendando que estas construções sejam usadas para o tempo presente! Para nossos estilos de vida, essas construções são brilhantes, afinal, elas seriam sustentáveis e a maioria dos recursos consumidos seriam oriundos da própria natureza, como por exemplo no uso da água da chuva para consumo, bem como a geração de energia elétrica por meio de milhares de painéis solares e turbinas eólicas espalhadas pelas construções.

Vincent Callebaut, um arquiteto com sede na Bélgica, diz que sua idéia é transformar áreas urbanas em espaços eco-friendly. Ele afirma que, no futuro, vamos contar com a energia livre, como as tomadas a partir do sol, vento e água e até já tem projetos em andamento, como os arranha-céus verdes e transparentes, projetados especificamente para um distrito na China. Haverão seis torres que oferecem espaços para o repouso, diversão e trabalho, e cada andar tem o expansões ao seu redor, como se fossem bolhas.












Com este projeto, Callebaut diz que as pessoas poderão desfrutar de um ambiente mais verde e haverá menos poluição. Espero mesmo que estas inovações na construção civil surjam logo! Imagine só o quanto nós economizaríamos em dinheiro se fizéssemos uma casa com energia solar? Infelizmente ainda "está caro" para a maioria das pessoas fazerem isso em suas casas, mas, a energia solar  não é nova não, ela já existe há muitos anos só que o governo nos quer assim mesmo como somos, calados, quietos, pagando absurdos de energia elétrica para empresas que estão só destruindo nossos rios!

Minha casa será projetada para ter somente energia solar. Não vou pagar 1 centavo de energia elétrica, pelo contrário, será a empresa de energia que comprará a energia que produzirei em excesso. A água do lavatório do banheiro será armazenada em uma outra caixa d'água para ser utilizada na descarga do vaso sanitário (quando a água da chuva das cisternas acabarem). A água da chuva será utilizada não só na descarga, mas também para lavar o quintal, o carro, e também para o consumo, se for possível.

Todos nós podemos e queremos usufruir dos recursos naturais, mas, será mesmo que somos dignos disso? Não mudamos nem sequer nossos hábitos em casa, não queremos por a mão no bolso para investir em nada que seja bom para o meio ambiente. E porque ainda somos hipócritas e fingimos preservar o meio ambiente assinando petições públicas espalhadas pela internet?

Se quisermos mudar o mundo, devemos começar mudando nossos hábitos dentro de casa primeiro.
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates