Ginandromorfismo lateral: animais que são literalmente metade macho e metade fêmea

Estas borboletas (imagem abaixo) são literalmente metade macho e metade fêmea.

Esta condição é rara, mas não única. Foi descoberta em aves, insetos e crustáceos em todo o mundo. É recentemente inédita em humanos e pensa-se que ela ocorre de forma diferente em cada um dos grupos listados acima.

Em insetos o mecanismo é bastante bem compreendido. Uma mosca com cromossomos XX será uma fêmea. No entanto, um embrião que perde um cromossomo Y ainda se desenvolve no que parece ser um macho adulto, embora seja estéril. Acredita-se que o ginandromorfismo bilateral ocorre quando dois espermatozoides entram em um ovo.



Um destes espermatozoides se funde com o núcleo do ovo e um inseto fêmea desenvolve. O outro espermatozoide desenvolve-se sem um outro conjunto de cromossomos dentro do mesmo ovo. Tanto um macho e uma fêmea do inseto se desenvolve dentro de um mesmo corpo.

Existem várias teorias a respeito de como isso pode ocorrer em outros animais, como pássaros. Alguns têm sugerido que o ginandromorfismo bilateral ocorre quando dois embriões separados se fundem no início do desenvolvimento - essencialmente o oposto de gêmeos idênticos, quando um embrião se separa em dois. Outra hipótese é que o ginandromorfismo em aves ocorre quando os cromossomos sexuais são incapazes de separar na primeira divisão celular após a fertilização. Outros sugerem que o erro ocorre na formação do próprio ovo, com um ovo acidentalmente terminado que transporta dois cromossomos, um de cada um dos sexos (pai e mãe), em vez do único conjunto de cromossomos. Se um ovo assim foi fertilizado por dois espermatozoides o embrião resultante conteria algumas células ZZ e algumas células ZW (aves do sexo feminino têm cromossomos ZW e os machos têm ZZ).

O ginandromorfismo nem sempre parece tão perfeito. Às vezes, os animais podem possuir uma colcha de retalhos estranha de diferentes células em todo o corpo - que pode ocorrer até mesmo dentro de uma única pena. Mas, às vezes, como na borboleta acima, o ginandromorfismo bilateral ocorre e você vê esta perfeita divisão entre as duas metades do corpo. Confira mais imagens de ginandromorfismo bilaterais no álbum abaixo.

Uma lagosta exibindo ginandromorfismo lateral. Créditos: Departamento de Pescas e Oceanos, Canadá.

Um indivíduo metade macho, metade fêmea de cardinal com ginandromorfismo bilateral.

Frango com ginandromorfismo bilateral.
Texto traduzido e resumido do post Bilateral gynandromorphs - animals that are quite literally, half male and half female.
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates