Vermes parasitas podem despertar vírus latentes e impedir defesas virais

Lombrigas e outras espécies de vermes parasitas conhecidos como helmintos têm prosperado em mamíferos durante milhões de anos. Apesar de avanços modernos em saneamento, infecções por helmintos ainda tem um impacto devastador sobre a saúde humana e o bem-estar, especialmente nas regiões em desenvolvimento. Esta semana saiu na Science dois trabalhos de pesquisa que exploram como infecções parasitárias podem comprometer o sistema imunológico, despertando vírus latentes e impedindo defesas antivirais.

Os vermes abaixo são responsáveis ​​por algumas das piores infecções por helmintos em todo o mundo e causam uma carga global de doenças que superam as infecções mais conhecidas, tais como a malária e a tuberculose. Para mais, veja a edição desta semana da Science.

Necatur americanus. Se fixa na vilosidade intestinal, se alimentando do sangue de seu hospedeiro e pode causar sérias dores abdominais, diarreia e perda de peso.

Com auxílio de ganchos e ventosas em suas cabeças, as tênias fixam-se na mucosa intestinal dos seus hospedeiros.

Taenia solium, a tênia do porco. Embora a infecção intestinal seja assintomática para esta espécie, ela pode causar a cisticercose no cérebro e outros órgãos de seus hospedeiros. Em países em desenvolvido essa espécie é responsável pelas maiores causas de convulsões em adultos. Evite comer carne mal cozida! 

Shistosoma mansoni, o causador da esquistossomose, a doença parasitária mais devastadora do segundo mundo. Ela não existe nos EUA mas é muito comum em países em desenvolvimento.

Toxocara canis, a 'lombriga do cão'.

Diofilaria immitis, conhecido como verme do coração. Este parasita é transmitido através de picadas de inseto, infectam cães e outros mamíferos, e raramente humanos.

Ascaris lumbricoides. As fêmeas dessa espécie colocam até 200 mil ovos por dia! Estima-se que aproximadamente 1 bilhão de pessoas estão infectadas por essa espécie em todo o mundo.


© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates