7 razões para você adorar as antas

As antas são mamíferos que são muitas vezes confundidos com hipopótamos, tamanduás e capivaras. Seus parentes vivos mais próximos são ungulados (animais com casco), cavalos e rinocerontes. Existem cinco espécies de antas em todo o mundo: a anta de Bairdi (Tapirus bairdii), a anta brasileira (Tapirus terrestris), a anta da montanha (Tapirus pinchaque), a anta do malaia (Tapirus indicus) e a mais nova espécie de anta descoberta em 2013 - a anta-pretinha (Tapirus kabomani) da região Amazônica. Vamos agora às 10 razões para você adorar esses animais incríveis e ainda aprender um pouco mais sobre eles.

Filhote de T. terrestris nascido em zoológico

1. Quatro das cinco espécies estão ameaçadas de extinção
Esta é a triste realidade para a anta de Bairdi, a anta da montanha, a anta malaia e mais recente anta-pretinha. De acordo com a lista vermelha da IUCN, estas espécies estão classificadas como Endangered (ameaçadas) e podem desparecer do planeta à qualquer momento, principalmente pelos grandes impactos das atividades humanas em seus habitats, como desmatamentos e caça ilegal. Nessa lista, somente a nossa anta (Tapirus terrestris) não está ameaçada de extinção (status Vulnerable), mas ainda assim a espécie é constantemente ameaçada com a caça ilegal, os atropelamentos constantes nas rodovias e principalmente com a perda de habitat em toda a América do Sul.

Buscando evitar a extinção dessas espécies, grandes especialistas do mundo todo se reúnem anualmente elaborando estratégias de conservação e divulgando suas pesquisas científicas. Conheça o grupo Tapir Specialist Group, grupo no qual a brasileira Patrícia Medici atua, uma grande pesquisadora, reconhecida em todo o mundo pelas suas importantes contribuições científicas e conservacionistas às antas.


2. É difícil ver uma anta na natureza
Eu, que estou constantemente em diversos ambientes diferentes, raramente vejo antas na natureza. Uma pessoa comum possivelmente teria muita dificuldade em ver uma! Porém, existem alguns parques nacionais em diversos países onde não há atividades humanas e nem ameaças às antas, sendo relativamente fácil encontrá-las pastando ou se deslocando tranquilamente.

3. Antas tem um nariz muito curioso
A característica mais marcante nas antas com certeza é o seu nariz engraçado. Porém, além de estranho e bonito, ele é muito importante. Seu nariz carnudo preênsil é utilizado para apanhar folhas e até mesmo como um snorkle enquanto mergulha.

T. pinchaque (anta da montanha)

T. terrestris (anta brasileira)

T. indicus (anta malaia)

T. bairdii (anta de Bairdi)

4. Os filhotes das antas são extremamente lindos
É inegável que estas criaturinhas são extremamente lindas, não é verdade? Eu quero poder ver muitas outras antas com filhotes na natureza. É simplesmente magnífico! Você iria se encantar.

5. Antas possuem estratégias que reduzem a predação por grandes carnívoros
Além de serem muito fortes, podendo pesar tranquilamente mais de 100 kg, para escapar de um predador, as antas podem fugir rapidamente para florestas e áreas mais densas ou então pular em águas profundas. Quando na água, as antas podem ficar até um minuto submersas e com isso podem escapar dos predadores. Outras duas estratégias são também muito importantes e estão relacionadas com os filhotes. A primeira é que os filhotes já nascem prontos para andar e acompanhar as mães por longas jornadas. Porém, em alguns momentos os filhotes de coloração marrom-avermelhado ou algumas vezes negros, se cansam, ficando escondidos nas vegetações mais densas, enquanto a mãe se desloca e procura alimento. A segunda é que além disso, as pintas nos filhotes parecem ter uma forte relação com a camuflagem dos mesmos, refletindo uma adaptação à predação, conforme sugerem alguns cientistas. Ao longo do crescimento os filhotes perdem a cor de camuflagem, ficando com a mãe até aprenderem a se alimentar sozinhos.




6. O modo de reprodução pode dificultar a conservação das antas
Muitos animais, como ratos, se reproduzem constantemente. Porém, as antas não são assim! Os períodos de gestação duram cerca de um ano, aproximadamente 13 meses e as fêmeas dão à luz a um único filhote (raramente gêmeos). Além disso, o tempo entre uma gestão e outra varia de 18 meses a até dois anos. Esse período longo de gestação e entre gestações, faz com que os pesquisadores tenham ainda mais preocupação, pois as chances das antas serem mortas antes de completar a gestação ou ter outra gestação são muito grandes.

7. Antas são engenheiras dos ecossistemas
Dentre todas as razões, com certeza essa é a mais importante de todas. As antas são consideradas engenheiras dos ecossistemas por uma série de fatores importantes, como a grande capacidade de dispersão de sementes, desempenhando um grande papel na manutenção da diversidade biológica em florestas das regiões tropicais. Suas fezes, que chegam a se acumular em montes grandes, contém muitas espécies vegetais que são trazidas de diferentes regiões e dispersas à medida em que as antas percorrem outros ambientes, auxiliando na regeneração das florestas.

As antas são um dos primeiros animais a serem impactados com as atividades humanas, devido a sua grande sensibilidade às mudanças em seus habitats. A extinção local ou diminuição da população pode provocar efeitos adversos na floresta, causando interrupções de alguns processos ecológicos fundamentais (por exemplo, predação e dispersão de sementes, reciclagem de nutrientes), e, eventualmente, comprometendo a integridade de longo prazo e da biodiversidade do ecossistema.

Esses fatores, somados à destruição dos habitats das antas nos últimos anos, justificam a urgência de investigação do estado das populações e do desenvolvimento e implementação de planos de manejo e conservação para as espécies do mundo todo.

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates