As formigas se "cumprimentam" porque?


Veja bem, as formigas tem um sistema de comunicação muito diverso, mas o mais importante sinal envolve uma mistura química conhecido como feromônio. As formigas produzem o feromônio através de estruturas glandulares e depositam em suas trilhas com o objetivo de “marcar o caminho”, usam para encontrar e marcar determinado local e também para recrutamento de formigas soldado no momento de perigo.

O reconhecimento da companheira de ninho é outro importante aspecto de comunicação entre as formigas. Um formigueiro é como um “forte” nenhum intruso pode entrar mesmo que este seja uma formiga que não nasceu ali. As formigas trabalhadoras precisam conhecer quem são as formigas de sua colônia natal, assim podem manter o formigueiro seguro. Para isso, elas precisam se “reconhecer” através do cheiro (feromônio), como a antena é um órgão sensorial nos insetos, formiguinhas sentem o cheiro uma das outras através do contato das antenas. Qualquer cheiro diferente é motivo para alarme convidando as “soldados” para expulsar o inimigo.

Essa “cheirada” também percebe se alguma formiga está infestada por parasitas ou fungos e bactérias. As próprias formigas infestadas liberam um feromônio diferenciado que é reconhecido… Como resultado, ela é expulsa da colônia e acaba morrendo, pois as formigas são insetos sociais e são incapazes de sobreviver sozinhas. Além disso, outro formigueiro jamais aceitaria uma formiga de outro ninho e muito menos doente!


As formigas se cumprimentam para se comunicar, passar informações e identificar quem é do mesmo ninho!
Por Karlla Patrícia - Diário de Biologia

© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates