Medição da glicose sem picada de agulha para diabéticos


Furar o dedo diariamente é apenas parte do cotidiano de muitos pacientes com diabetes. A abordagem de medição não invasiva poderia libertá-los da dor constante de alfinetadas. O eixo é um biossensor projetado por pesquisadores do Instituto Fraunhofer: Um minúsculo chip combina medição e análise digital - obtendo informações de um dispositivo móvel.

|Para muitos diabéticos, furar o dedo dia após dia significa verificar glicose no sangue, é uma parte da vida cotidiana. Especialmente para pacientes com diabetes tipo-1, que sempre tem que manter um olhar atento sobre os seus níveis, uma vez que seus corpos são incapazes de produzir a insulina para quebrar a glicose no sangue. Várias vezes por dia, eles têm que colocar uma pequena gota de sangue em uma tira de teste. É a única maneira de determinar o valor de glicose no sangue, de modo que pode injetar a quantidade correta de insulina necessária. E estes pequenos furos não podem também causar inflamação ou cornificação da pele. E para a dor pacientes sensíveis, o procedimento é agonia.

O furinho diário no dedo pode se tornar uma coisa do passado, graças a um sistema de diagnóstico com a Fraunhofer tecnologia embutida. O conceito subjacente é um biossensor que está localizado no corpo do paciente. Também é capaz de medir os níveis de glicose continuamente utilizando fluidos de tecidos que não sejam o sangue, tais como o suor ou em lágrimas. O paciente poderia dispensar as picadas de agulha constantes. No passado, esses sensores bioelétricos foram demasiado grandes, imprecisos e consumiam muita energia. Pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Circuitos de Microeletrônica e Sistemas de IMS em Duisburg recentemente conseguiram um grande avanço: eles desenvolveram um biosensor em nano forma que contorna esses obstáculos.

Sistema de diagnóstico em miniatura
O princípio da medição envolve uma reação eletroquímica que é activado com o auxílio de uma enzima. A glicose oxidase converte a glicose em peróxido de hidrogénio (H2O2) e outros produtos químicos cuja concentração pode ser medida com um potenciostato. Esta medição é usada para calcular o nível de glucose. 

A característica especial deste biossensor: o chip, que mede apenas 0,5 x 2,0 milímetros, pode caber mais do que apenas alguns dados em si. De fato, os investigadores de Fraunhofer desenvolveram um sensor poderoso. "Ele ainda tem um conversor analógico digital integrado que converte os sinais eletroquímicos em dados digitais", explica Tom Zimmermann, gerente de unidade de negócios da IMS. O biossensor transmite os dados através de uma interface sem fios, por exemplo, a um receptor celular. Assim, o paciente pode manter constantemente atento no nível de glicose do seu sangue. "No passado, você existia uma placa de circuito do tamanho de uma meia folha de papel", diz Zimmermann. "E você também tinha que ter um motorista. Mas essas coisas não são mais necessárias com o nosso novo sensor."

Biossensor durável
O tamanho mínimo não é a única coisa que proporciona uma vantagem substancial em relação aos biossensores anteriores deste tipo. Além disso, o sensor consome energia substancialmente menor. Sistemas anteriores utilizavam cerca de 500 microamperes, agora, o novo chip usa menos de 100 microamperes, que aumenta a durabilidade do sistema - permitindo que o paciente use o sensor por semanas ou mesmo meses. O uso de um sistema passivo torna esta durabilidade possível. O sensor é capaz de enviar e receber pacotes de dados, mas também pode ser alimentado com energia através de frequências de rádio.

O sensor de glicose foi projetado pelos pesquisadores na Noviosens, uma empresa de tecnologia médica holandesa, onde passará a ser fabricado de modo que proporcione o custo-benefício, que é mais adequado para a produção em massa. Estes dispositivos não-invasivos de medição para os níveis de monitorização de glicose no sangue pode tornar-se a base de um desenvolvimento particularmente útil no futuro: O biochip pode controlar uma bomba implantada em miniatura que, com base no valor de glicose medidos, indica a quantidade exata de insulina a administrar . Dessa forma, pacientes com diabetes podem dizer adeus a incessante agulha para sempre!

Gostou desde artigo? Comente abaixo!
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates