Girafa - Um exemplo de seleção natural - Darwin x Lamarck


Nome popular: Girafa 
Nome em inglês: Giraffe 
Nome científico: G. camelopardalis 
Localização: Continente africano 

Esses animais tem uma relação bem interessante com a evolução dos seres vivos. Foram utilizadas por muito tempo para tentar provar que os seres vivos tendem a se adaptar ao ambiente onde vivem. Entre os cientistas sempre ouve divisões sobre a questão da evolução, há uma disputa entre o Lamarckismo e o Darwinismo. 

Mas o porque dá girafa estar no meio deste furdunço, tudo por causa do seu maravilhoso pescoço, este é o motivo desta bendita divisão.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

Lamarck em sua teoria desenvolveu 2 tópicos, a Lei do Uso e Desuso que dizia que se um animal não utiliza determinado membro ele atrofia e você o perde (e foi comprovado isso acontece mesmo) e a Lei da herança dos caracteres adquiridos e é ai que a girafa entra, Lamarck nesta lei diz que todos os animais podiam passar para seus descendentes, características destes membros que perderam na lei do uso e desuso, assim ele acreditava que surgiam novas espécies devido à esta “evolução”, vários animais foram utilizados para Lamarck explicar sua teoria, um exemplo destes animais é a Girafa. 

Lamarck afirmava que, como a Girafa vive em um ambiente seco e com pouca vegetação, ela foi obrigada a comer brotos das árvores, mais como estes brotos se esgotavam devido a competição com os outros herbívoros, ela tinha que esticar o pescoço para alcançar os brotos mais altos assim, então de tanto esticar o pescoço ele se alongou e as pernas posteriores ficaram mais longas que as inferiores. 

Darwin pensava diferente de Lamarck. Darwin em suas pesquisas chegou a conclusão que toda espécie que não se adapta em um ambiente é eliminada, então essa teoria foi chamada de Seleção natural. Como ele chegou a esta conclusão? Durante suas pesquisas ele encontrou fósseis de girafas com pescoço mais curto que as girafas vivas. 

Como ele acreditava que o indivíduo com maior valor adaptativo sobrevive, ele chegou a conclusão que as girafas foram selecionadas pela Seleção Natural, onde somente as que nasciam com pescoços maiores que as outras conseguiam se alimentar mais e consequentemente sobreviviam e tinham mais filhotes. Deste modo, as que não conseguiam se alimentar por nascerem com pescoços menores não deixaram esta característica nas populações de girafas, pois morreram e não conseguiam se reproduzir. 

Então, os fósseis encontrados foram os primeiros descendentes das girafas atuais. 

Conclusão, este animal para mim é a Majestade da Savana Africana, tão sublime e tão importante para o estudo da Evolução e para os cientistas. 

---
Autor – Higor Luã Borges Duarte - Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas e cursando Pós graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates