À esquerda um cisto e à direta um trofozoíto |
Após a apresentar um trabalho hoje sobre a Giárdia, decidi compartilhar com vocês.
O que é a Giárdia?
A giárdia é um protozoário da familia Hexamitidae, um parasita comum em mamíferos e principalmente em humanos, causando a doença giardíase, com nome científico Giardia duodenalis, conhecido também como sendo G. lamblia ou G. intestinalis, porém o nome correto é G. duodenalis.
Habitat
Intestino, principalmente o delgado na região do jejuno e duodeno.
Morfologia
Possui simetria bilateral com dois núcleos grandes (quando em forma de trofozoíto) ou vários núcleos (em forma de cisto), com 6 a 8 flagelos.
As formas de cistos geralmente se encontram próximas ao final do tubo intestinal e no ambiente, e as formas de trofozoítos são formas ativas encontradas em todo o intestino e não no ambiente.
Ação
As formas trofozoítos possuem o Axóstio, uma estrutura de fixação que as mantém fixas na mucosa do intestino, especialmente nas microvilosidades, danificando-as causando uma ação irritativa nos locais infectados.
A giárdia causa:
- Diminuição na absorção de nutrientes e líquidos
- Diarréia
- Esteatorréia
- Cólicas abdominais
- Distensão abdominal
A característica principal desta doença é a diarréia intensa. Isso acontece porque as microvilosidades, responsáveis pela absorção dos nutrientes e líquidos no intestino delgado, são danificadas e passam a ser ineficientes nesse processo.
Associado a estes fatores, ela pode provocar:
- Perda de peso
- Palidez
- Falta de apetite
- Febre
- Vômitos
E até pode causar inflamações, se o grau de infecção for grande, onde há invasões extraintestinal e as formas de trofozoítos migram para os tubos biliares e pancreáticos.
Tem ainda mais informações sobre este protozoário em meu slide.