Transgênicos - O que é, Características, slide pdf


Um outro trabalho que apresentei hoje foi sobre os OGMs (Organismos Geneticamente Modificados) - os Transgênicos.

O que é um Transgênico?
A população de uma forma geral, acredita que transgênicos são só alimentos modificados, porém não é só isso. Na verdade os transgênicos podem ser animais, microorganismos e vegetais que apresentam genes de outra espécie ou até da mesma em seu genoma.

Muitos acham que a produção de cavalos e bois de raça, ou os chesters e perús gigantes são transgênicos, o que não é verdade. Nesses processos, não há nenhuma troca de genes nestes animais de forma artificial (não é inserido o gene de um animal em outro), pelo contrário, há apenas a fixação de uma determinada característica desejável através de cruzamentos com indivíduos iguais.

Por exemplo, o chester é na verdade um frango comum, porém, ele foi selecionado artificialmente, ou seja, os que nasciam mais gordos e grandes foram utilizados, e estes foram cruzando com outros iguais, e só os filhotes maiores eram selecionados. Assim, a foram sendo criados somente frangos grandes, até chegar no padrão que se tem hoje. Ocorre o mesmo com a produção de perús, onde existem as fêmeas matrizes que pesam cerca de 30Kg e os machos podem ultrapassar os 50kg!

Reforçando então, o transgênico é um organismo modificado geneticamente, possui alterações em seu genoma, onde há a inserção de outros genes desejáveis da mesma espécie ou de espécies diferentes.

Por exemplo, uma soja apresenta resistência à herbivoria de alguns insetos, não sendo palatável para estes. O pesquisador estuda-a e identifica os genes responsáveis por esta resistência aos insetos, e então insere em uma outra variedade de soja, ou em outra espécie vegetal como arroz, feijão, etc.

Um exemplo clássico de transgênicos é a produção de insulina realizada em 1970, onde os genes humanos responsáveis pela síntese da insulina foram inseridos na bactéria Escherichia coli que passou a produzir também esta proteína.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

Para ver mais sobre os alimentos, microrganismos e animais transgênicos faça o download do slide.

Ou visualize o slide completo:

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates